YouTube cria programa de US$ 100 milhões voltado para criadores de conteúdos
12 de agosto de 2021
A Google está apostando alto no
sucesso do YouTube Shorts em todo o mundo, principalmente no Brasil. No início
de agosto, a empresa norte-americana deu partida ao novo programa de pagamento
de vídeos voltado para os criadores de conteúdo. A ideia é oferecer uma boa
recompensa, de até US$ 10 mil por mês, para quem publicar conteúdo na
plataforma pela ferramenta Shorts. Um fundo de US$ 100 milhões foi criado para
colocar em prática esse novo projeto.
Desde que chegou ao Brasil, ainda
no início deste ano, o YouTube Shorts desafia o sucesso do TikTok. A nova ferramenta
da Google é voltada para os vídeos online de curta duração, e tem tudo para
fazer sucesso entre os brasileiros. Entretanto, para garantir que as pessoas
usem a nova plataforma, a empresa vai apostar em um programa de recompensa aos
criadores de conteúdo. Segundo nota oficial, os usuários que postarem vídeos
originais no Shorts vão receber remunerações que variam entre US$ 100 e US$ 10
mill ao longo de 2021 e 2022.
O YouTube estabeleceu algumas
pequenas regras que garantem o pagamento pelos vídeos publicados. Por exemplo,
o vídeo online precisa ser completamente original, ou seja, não será possível
repetir conteúdos de outras redes sociais voltadas para vídeos curtos, como o
TikTok e o Instagram. A ideia é ter produções originais no Shorts, e expandir o
número de usuários nos próximos anos. Uma boa notícia para quem trabalha com a
criação de conteúdos nas redes sociais.
A oportunidade também serve para
as pessoas sem qualquer experiência na criação de conteúdo audiovisual.
Atualmente, algumas ferramentas online permitem que qualquer pessoa consiga
criar um vídeo para o YouTube, ou até para outras redes sociais. Recursos
em editores de video como O software gratuito Movie Maker Online,
por exemplo, podem ser encontrados em ferramentas como a InVideo que possui
mais de 4 mil templates personalizáveis voltados para a plataforma da Google.
São opções que permitem criar uma introdução ou até uma endscreen originais
para os vídeos postados por lá. Assim, mesmo sem experiência, é possível criar
em minutos um conteúdo de qualidade.
Foco no futuro e no
Brasil
Em comunicado oficial, o YouTube
garantiu que esse projeto pretende incentivar o uso do Shorts nos próximos dois
anos. Entretanto, a empresa norte-americana garante que as remunerações não vão
acabar depois disso. A ideia é que o programa inicial seja substituído por um
novo projeto que vai remunerar os criadores de conteúdo no longo prazo. Isso é
algo comum nas redes sociais, que usam esses incentivos para crescerem
rapidamente e depois se estabilizarem.
Com um fundo de US$ 100 milhões,
a Google não deve encontrar dificuldades para crescer na internet. O sucesso de
outras redes, como o Instagram e o TikTok, limitaram a oportunidade de novos
usuários se destacarem com os vídeos online. Porém, esse novo projeto abre a
oportunidade para criadores de conteúdos conseguirem alguma atenção com o
YouTube Shorts. Os resultados dessa campanha milionária serão conhecidos apenas
no ano que vem, mas a promessa é de sucesso.
Nestes primeiros meses, a Google
confirmou que apenas 10 países vão participar do programa, e o Brasil está
entre eles. Com quase R$ 70 bilhões em receita por aqui em
2020, a empresa de tecnologia vê o público brasileiro com grande potencial.
Porém, será necessário investir bastante para ganhar espaço contra o TikTok e
outras redes sociais populares.
O programa de incentivo aos
criadores de conteúdo é uma ideia interessante, e que deve fazer o YouTube
Shorts conseguir muitos novos vídeos e usuários. No Brasil, as redes sociais
fazem parte da rotina das pessoas, e ganhar mais uma opção é uma excelente
notícia para quem assiste e também para quem trabalha com essas plataformas.
Youtube cria programa de us 100 milhões voltado para criadores de conteúdos
12 de agosto de 2021
A Google está apostando alto no sucesso do YouTube Shorts em todo o mundo, principalmente no Brasil. No início de agosto, a empresa norte-americana deu partida ao novo programa de pagamento de vídeos voltado para os criadores de conteúdo. A ideia é oferecer uma boa recompensa, de até US$ 10 mil por mês, para quem publicar conteúdo na plataforma pela ferramenta Shorts. Um fundo de US$ 100 milhões foi criado para colocar em prática esse novo projeto.
Desde que chegou ao Brasil, ainda no início deste ano, o YouTube Shorts desafia o sucesso do TikTok. A nova ferramenta da Google é voltada para os vídeos online de curta duração, e tem tudo para fazer sucesso entre os brasileiros. Entretanto, para garantir que as pessoas usem a nova plataforma, a empresa vai apostar em um programa de recompensa aos criadores de conteúdo. Segundo nota oficial, os usuários que postarem vídeos originais no Shorts vão receber remunerações que variam entre US$ 100 e US$ 10 mill ao longo de 2021 e 2022.
O YouTube estabeleceu algumas pequenas regras que garantem o pagamento pelos vídeos publicados. Por exemplo, o vídeo online precisa ser completamente original, ou seja, não será possível repetir conteúdos de outras redes sociais voltadas para vídeos curtos, como o TikTok e o Instagram. A ideia é ter produções originais no Shorts, e expandir o número de usuários nos próximos anos. Uma boa notícia para quem trabalha com a criação de conteúdos nas redes sociais.
A oportunidade também serve para as pessoas sem qualquer experiência na criação de conteúdo audiovisual. Atualmente, algumas ferramentas online permitem que qualquer pessoa consiga criar um vídeo para o YouTube, ou até para outras redes sociais. Recursos em editores de video como O software gratuito Movie Maker Online, por exemplo, podem ser encontrados em ferramentas como a InVideo que possui mais de 4 mil templates personalizáveis voltados para a plataforma da Google. São opções que permitem criar uma introdução ou até uma endscreen originais para os vídeos postados por lá. Assim, mesmo sem experiência, é possível criar em minutos um conteúdo de qualidade.
Foco no futuro e no Brasil
Em comunicado oficial, o YouTube garantiu que esse projeto pretende incentivar o uso do Shorts nos próximos dois anos. Entretanto, a empresa norte-americana garante que as remunerações não vão acabar depois disso. A ideia é que o programa inicial seja substituído por um novo projeto que vai remunerar os criadores de conteúdo no longo prazo. Isso é algo comum nas redes sociais, que usam esses incentivos para crescerem rapidamente e depois se estabilizarem.
Com um fundo de US$ 100 milhões, a Google não deve encontrar dificuldades para crescer na internet. O sucesso de outras redes, como o Instagram e o TikTok, limitaram a oportunidade de novos usuários se destacarem com os vídeos online. Porém, esse novo projeto abre a oportunidade para criadores de conteúdos conseguirem alguma atenção com o YouTube Shorts. Os resultados dessa campanha milionária serão conhecidos apenas no ano que vem, mas a promessa é de sucesso.
Nestes primeiros meses, a Google confirmou que apenas 10 países vão participar do programa, e o Brasil está entre eles. Com quase R$ 70 bilhões em receita por aqui em 2020, a empresa de tecnologia vê o público brasileiro com grande potencial. Porém, será necessário investir bastante para ganhar espaço contra o TikTok e outras redes sociais populares.
O programa de incentivo aos criadores de conteúdo é uma ideia interessante, e que deve fazer o YouTube Shorts conseguir muitos novos vídeos e usuários. No Brasil, as redes sociais fazem parte da rotina das pessoas, e ganhar mais uma opção é uma excelente notícia para quem assiste e também para quem trabalha com essas plataformas.