Adobe comunica integração entre aplicativos Microsoft e Adobe Sign
28 de maio de 2021
A Adobe e Microsoft têm trabalhado há anos para integrar tecnologias e otimizar suas próprias soluções. Uma das mais recentes é incorporação do Adobe Sign, serviço de gestão de fluxo de assinatura eletrônica, com os aplicativos da Microsoft. O objetivo é oferecer mais produtividade, segurança e economia em processos corporativos, como assinatura de contratos e documentos sensíveis.
Com a integração, clientes corporativos do Microsoft 365 poderão enviar e monitorar a assinatura eletrônica de documentos via aplicativos, como Outlook, Teams, PowerPoint e Word, entre outros.
“No Outlook, por exemplo, será possível iniciar o processo instantâneo de assinatura de documentos por e-mail, clicando em enviar para assinatura na barra de tarefas do próprio Outlook”, esclarece o senior channel manager da Adobe Sign no Brasil, Eduardo Jordão. “Com o Adobe Sign, as equipes ainda têm a facilidade de gerenciar o fluxo digital de assinaturas de qualquer lugar.”
Já no Microsoft Teams, os participantes de uma determinada reunião virtual têm a possibilidade de assinar um documento em tempo real, tornando o fechamento de negociações e acordos mais prático e rápido.
O executivo ressalta ainda que toda a integração e armazenamento tem a segurança que só Adobe e Microsoft podem oferecer, uma vez que os arquivos podem ser salvos na nuvem da Microsoft, o Microsoft Azure.
Com a digitalização do fluxo de assinatura eletrônica realizada pelo Adobe Sign, os clientes Microsoft também terão a capacidade de monitorar e rastrear todas as assinaturas e eventos ocorridos em um documento, como recebimento, visualização e outros. “O serviço de assinatura eletrônica tem três pilares fundamentais em um fluxo documental digital: demonstração da identidade dos assinantes, intenção em assinar o documento e a garantia da integridade do documento durante e depois da finalização. Tudo isso registrado em um relatório de auditoria que também é protegido e certificado”, afirma Jordão.
Digital X papel
O estudo “Total Impact Economy” realizado pela Forrester Consulting aponta que a digitalização do fluxo de assinaturas reduz em 96% o tempo do ciclo de contratos nas empresas, na comparação com contratos de papel, passando de uma média de sete dias para somente duas horas.
A pesquisa ainda compara os custos dos fluxos documentais em papel com o digital, incluindo os “invisíveis”, como portadores, correio, cartório e impressões. O resultado é que os serviços de assinatura eletrônica geram uma economia para as empresas de, em média, 6 dólares por fluxos de assinatura. Uma empresa que possui cerca de 100 mil transações de assinaturas, por exemplo, pode economizar aproximadamente 600 mil dólares.
Por fim, Jordão pontua também que há uma redução nos riscos de extravio e danos nos contratos. “Com ferramentas seguras como a da Adobe, que ainda pode ser integrada às da Microsoft, as chances de perder ou alterar documentos sem deixar um rastro digital são bem menores”, conclui.