logo paraiba total
logo paraiba total

Após fim da greve, aulas na UFPB voltam ao normal nesta terça-feira (13)

13 de outubro de 2015

As atividades acadêmicas na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) retornaram normalmente na manhã desta terça-feira (13) nos quatro campi da instituição, após o fim da greve dos servidores técnico-administrativo e dos professores da instituição.

De acordo com a Pró-Reitoria de Graduação (PRG), as aulas do semestre 2015.1 já foram retomadas em todos os cursos, com previsão de encerramento do semestre letivo no dia 18 de dezembro.

Segundo a pró-reitora de graduação Ariane Sá, na quarta-feira (14) pela manhã está prevista uma reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) para definir o calendário para o semestre 2015.2, previsto para iniciar em janeiro ou fevereiro de 2016. “Como o semestre letivo foi interrompido por causa da greve, houve um atraso em relação ao semestre civil. Neste caso, para que os dois voltem a ficar alinhados, devemos definir, antes de cada semestre, como será a adequação do calendário de aulas”, disse.

Ariane explica que a adequação do calendário deve ser feito levando em consideração o que está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e o regimento geral da universidade. “Pela lei, temos que ter em um semestre com pelo menos 100 dias efetivos de aulas e pelo regimento também devemos dispor de dias dedicados para as matrículas dos alunos, a colação de grau, a colocação de notas no sistema e outras rotinas administrativas, além dos 45 dias de férias dos professores”, comentou.

O presidente da Associação dos Docentes da UFPB (Adufpb), Jaldes Meneses, explica que os professores já estão fazendo a revisão dos conteúdos que foram passados antes da greve. “Estive no campus de João Pessoa e constatei que, para evitar que os alunos fiquem prejudicados, os professores estão revisando os conteúdos antes de passar para apresentar os novos assuntos previstos no semestre. Neste caso, mesmo antes do próximo calendário ser definido, já estamos trabalhando na reposição das aulas interrompidas por causa da greve”, explicou.

Sisu

A pró-reitora de graduação comentou também que a universidade está aguardando uma decisão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão que realiza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para adequar o calendário dos semestres às matrículas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Ariane lembra que pelo calendário de antes da greve, com os semestres letivo e civil alinhados, a previsão era de que os alunos aprovados no Enem 2015 seriam matriculados no início de 2016. Mas por causa da greve, estes alunos só devem ser matriculados em junho ou julho, período que anteriormente seria para os aprovados na segunda seleção do Sisu. “Como foram registradas greves em várias universidades federais e estaduais em todo o país, estamos aguardando uma deliberação do Inep para saber como serão feitas estas matrículas”, concluiu.