logo paraiba total
logo paraiba total

É preciso amar o centro: o novo valorizando o passado

28 de setembro de 2015

A cidade de João Pessoa ainda não soube valorizar o seu centro histórico. Algumas tentativas foram feitas mas falta algo, de fato. Uma cidade com uma história tão rica, com tantos monumentos importantes, merece que tudo isso seja preservado, divulgado e, sobretudo, vivido pela população e por seus visitantes.

Esta semana me chamou a atenção um projeto de alunos da 10ª turma do curso Formação de Empreendedores em Eventos 2015, promovido pelo Sebrae Paraíba, que propõe chacoalhar as praças do centro histórico. O lançamento do projeto cultural “Viva a Praça Viva – Encontre sua história” aconteceu na sede da Academia Paraibana de Letras, que aceitou ser parceira. A turma quer mostrar que é possível a utilização das praças do centro histórico como espaço disseminador de cultura e lazer.

Tudo vai acontecer pra valer no dia 3 de outubro, que cai num sábado. A praça escolhida foi a Dom Adauto, onde fica a Praça do Bispo, e o próprio prometeu tocar acordeon de uma das janelas do palácio. O entusiasmo de todos com a ideia foi tão grande que vai ter muita atração pra se ver. O renomado chef Onildo Rocha estará com a Casa Rocia na parte de gastronomia. Jurandir do Sax e Belle Soares estarão se apresentando e a Orquestra Sinfônica também. Diversas exposições estão sendo produzidas, inclusive de artesanato e das famosas Sereias da Penha, que fazem acessórios com escamas de peixe, as biojóias. O Clube do Carro Antigo vai expor suas preciosidades na praça: imagino como tudo vai ficar lindo! Enquanto isso, acontecem palestras coordenadas pelo Iphan na Academia Paraibana de Letras. 

Regina Amorim, gestora de Turismo do Sebrae, lembra que as praças, nos anos 20 e 30, eram o principal local de lazer da população, e ainda são, em diversas cidades do mundo. No lançamento do projeto ela veio a caráter, inspirada numa dama antiga. 

A cidade de João Pessoa possui praças lindas e com histórias fantásticas! Uma riqueza sem tamanho que precisa ser incorporada aos projetos turísticos! As praças são a alma das cidades, e não podem apenas servir para a contemplação: necessitam de gente nelas, necessitam de espírito para continuar fazendo história!

Imaginem atividades culturais na Praça da Independência, que está tão linda agora recém revitalizada…na Praça João Pessoa, onde se localizam os três poderes… Eu não vou perder de ver a Praça Dom Adauto toda cheia de gente e de atrações! Cheia de alma, como era antes! A 10ª turma do curso Formação de Empreendedores em Eventos do Sebrae já demonstrou a que veio: carregada de criatividade, valorizando a nossa história, a nossa cultura, e trabalhou bem mostrando que é possível fazer quando se quer. Estou orgulhosa de vocês!