Sebrae estende horário de atendimento empresarial na Capital
20 de janeiro de 2015
A partir dessa segunda-feira (19), o setor de atendimento empresarial do Sebrae, em João Pessoa, passou a contar com um novo horário de funcionamento. Os analistas técnicos do setor estarão disponíveis das 8h às 18h, sem intervalo na hora do almoço. Até semana passada, o atendimento era feito das 8h às 12h e das 14h às 18h. O novo horário vale apenas para o setor de atendimento e orientação empresarial da agência em João Pessoa. Os demais setores da Capital e das outras nove agências do Estado continuam fechando no intervalo das 12h às 14h.
De acordo com o analista do Sebrae, Alexandro Teixeira, durante janeiro, por ser um mês de férias, o setor de atendimento ao público externo do Sebrae sempre recebe um maior número de pessoas querendo se informar sobre diversos assuntos relacionados as micro e pequenas empresas. Até o dia 16 de janeiro, sexta-feira passada, foram quase 550 atendimentos em João Pessoa.“Muitas pessoas só podem procurar o Sebrae neste intervalo do almoço. Vimos que havia uma demanda e resolvemos abrir este horário como experiência, ver se há um grande fluxo mesmo”, explicou o analista.
Ele acrescentou que as principais informações buscadas nas duas primeiras semanas do ano foram como abrir o próprio negócio, dúvidas sobre legislação e orientações ao microempreendedor individual (MEI), que durante este mês de janeiro pode migrar de categoria empresarial e tem que fazer sua declaração de rendimentos. “A adesão ao Simples Nacional deve feita até o final de janeiro. Com novas categorias podendo aderir, muitos empresários estão com dúvidas e buscam o Sebrae”, completou.
A agência do Sebrae em João Pessoa está sediada na avenida Maranhão, n°983, Bairro dos Estados. Os telefones são 0800 570 0800 e (83)2108-1100. Há ainda um atendimento online, o “Fale com o Especialista”, pelo portal do Sebrae www.sebraepb.com.br.
Calculadora ajuda a optar pelo melhor sistema de tributação
Para orientar os micro e pequenos empresários sobre o melhor sistema de tributação, o Sebrae criou uma calculadora que simula os impostos que os pequenos negócios devem pagar mensalmente. A ferramenta permite que o empresário descubra se é melhor optar pelo Supersimples ou pelo Lucro Presumido. A adesão ao Supersimples, que unifica oito impostos, deve ser feita até o dia 30 de janeiro, no site da Receita Federal.
Para Alexandro Teixeira, os donos de pequenos negócios devem contar com o apoio de seu contador para facilitar a decisão entre os dois regimes de tributação. “Com a orientação do contador e utilizando a calculadora do Sebrae, o empresário terá uma análise mais precisa da situação real da sua empresa e da viabilidade de transição”, disse.
A calculadora está disponível no Portal do Sebrae (www.sebrae.com.br). Após acessar a ferramenta, o empreendedor precisa ter em mãos o ramo de atividade e os valores da receita anual e da folha de pagamento. Com o preenchimento dos campos fornecidos, o empresário poderá visualizar o quanto recolheria de imposto no Supersimples e no Lucro Presumido.
Link para acessar a calculadora: