Dirigentes lojistas preveem alta pequena no Natal
3 de novembro de 2014
A menos de dois meses para o Natal, a recessão preocupa os presidentes das Associações Comerciais Empresariais do Estado da Paraíba e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Paraíba (FCDL-PB). Segundo eles, o crescimento nas vendas de final de ano não deverá superar o do ano passado, que foi de 3,6%.
“Se repetir o crescimento do ano passado já está de bom tamanho”, afirmou Alexandre Moura, presidente das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba.
Segundo ele, este ano tem sido um ano complicado para a economia, e com o Produto Interno Bruto (PIB) estagnado e “as expectativas de vendas no comércio varejista não são boas”.
Além de esperar um menor número de vendas, Alexandre também acredita que haverá uma redução nos valores vendidos, ou seja, os consumidores vão procurar produtos mais baratos para comprar e presentear.
Alexandre Moura afirmou ainda que ações para incrementar as vendas já estão sendo discutidas e implementadas. As principais estratégias para atrair o consumidor são sorteios de prêmios e brindes, ou promoções que dão desconto no caso de o comprador levar mais de um item do mesmo tipo.
Segundo Moura, o setor de vestuário e calçados geralmente é o que menos sofre em situações de crise, pois as vendas desses produtos não costumam diminuir tanto. Este ano, porém, até os comerciantes do segmento estão preocupados. “Até mesmo no Dia das Crianças foi ruim”, lamentou.
Moura explicou que o balanço das vendas de outubro ainda não foi fechado porque o mês ainda não acabou, por isso não é possível afirmar que o Dia das Crianças teve menos vendas do que em 2013. “Mas a sensação que temos conversando com os lojistas é que não foi bom”, disse.
Um setor que provavelmente terá quedas nas vendas, de acordo com Alexandre Moura, é o de eletroeletrônicos, já que muitas pessoas já compraram aparelhos de televisão durante o período da Copa do Mundo.
“Não posso afirmar com certeza que vai cair, mas há indícios que apontam para isso”, explicou.
Já o presidente da FCDL-PB, José Lopes Neto, acredita que é importante não ser negativista, pois isso também assusta os consumidores. Apesar disso, ele também considera que repetir o crescimento do ano passado já é um resultado razoável. “A crise econômica e a seca contribuem negativamente nas vendas”, afirmou.
Estagnação
Não só na Paraíba, a expectativa de crescimento é baixa nesse final de ano. A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) projetam que as vendas a prazo no período do Natal de 2014 devem crescer 3% em relação ao ano passado. Isso significa um crescimento quase igual ao obtido em 2013, quando a alta verificada foi de 2,97%.