logo paraiba total
logo paraiba total

Entidade prevê aumento de 10% a 15% nas vendas de chocolates, pescados e vinhos para a Páscoa

17 de março de 2014

A Associação de Supermercados da Paraíba prevê um aumento de 10% a 15% nas vendas de chocolates, pescados e vinhos para a Páscoa, segunda data mais importante para o varejo de alimentos no País. Mal acabou o Carnaval e os supermercados já começam a decorar o ambiente com o tradicional túnel de ovos de Páscoa e a promover descontos para chamar a atenção dos mais prevenidos. 

Em vendas no setor de alimentos, a Páscoa fica atrás apenas das festas de final de ano. As redes Extra e Pão de Açúcar já iniciaram o abastecimento e ambientação das lojas para o período. Chocolates, peixes e outros itens que compõem o cardápio da celebração já receberam incremento nos pedidos e recheiam as gôndolas das lojas. No caso dos chocolates, considerando todas as variações dos produtos: bombons, barras, ovos e outros, a expectativa é crescer acima de 10% nas vendas no período que antecede a data, que neste ano será celebrada em 20 de abril.

A venda maior é dos ovos com numerações menores e voltados para o público infantil. No entanto, para atrair todas as faixas de consumidores a entrarem no clima de “Páscoa antecipada”, os supermercados lançam promoções e descontos para os produtos pascais. 

O Pão de Açúcar, por exemplo, lançou a campanha “Uma Páscoa Feliz, você que faz”, com descontos rotativos nos produtos sazonais. Durante seis semanas (até dia 20 de abril), sempre das quintas às terças-feiras serão oferecidos descontos a partir de 15% em produtos típicos, como vinhos, colombas, azeites e peixes, além de itens como sucos, sobremesas, cervejas e queijos. 

Desde o Carnaval

Ao perceber que os clientes buscam cada vez mais antecipar a compra de ovos de chocolate, o Bompreço decidiu antecipar a venda dos itens uma semana antes do Carnaval. Conforme expectativas da rede, a venda de ovos deve crescer 10% que as registradas no ano passado.

Os primeiros ovos que chegaram às gôndolas das lojas foram os ovos da marca própria da rede de pequena gramatura, de 70g (R$ 3,98) e 35g (R$ 2,28). Segundo o Bompreço, a estratégia é adotada porque, neste período, são os ovos menores, geralmente de apelo infantil, os mais procurados. A venda de ovos maiores ganha força nas semanas que antecedem o domingo de Páscoa.

Preço de peixe varia até 175%

Pesquisa do Procon de João Pessoa (Procon-JP) contatou que os preços de pescado na Capital variam até 175%. A diferença é maior no Peixe Xaréu com cabeça com preços que vão de R$ 8,00 a R$ 22,00. A menor variação foi a do Filé de Polaca (1,32%). O levantamento foi realizado de segunda à quarta-feira desta semana. 

Além do Xaréu, as maiores variações entre os peixes com cabeça foram da Sardinha (131,07%), Tilápia (101,83%), Albacora (100%), Agulhão (83,33%), Pescada Amarela (69,95%) e Tainha (66,81%). Entre os peixes em posta, as maiores variações são da Corvina (122,72%), Xaréu (102,02%) e Cação (78,57%). Segundo constatou o Procon-JP, entre os filés de peixe, a maior variação é do Pescada Amarela, de 100%.

Já o camarão com casca de viveiro tem variação de até 85,71%. O descascado de viveiro tem diferença de até 78,57% e o camarão com casca do mar, de 60%. Já entre os frutos do mar, a maior variação é do quilo do marisco (109,90%).

Foram pesquisados 87 itens em 19 estabelecimentos: Mercado de Peixe de Tambaú (exceção do boxe quatro), Carrefour (Bessa), Extra (Avenida Epitácio Pessoa), Hiper Bompreço (Bessa), Peixaria Bom Jesus (Feirinha de Mangabeira) e em seis boxes da Vila dos Pescadores, na Penha.