logo paraiba total
logo paraiba total

Inscrições para o Prêmio Professores do Brasil 2013 irão até 30 de outubro

30 de outubro de 2013

 A 7ª edição do Prêmio Professores do Brasil, iniciativa do Ministério da Educação (MEC), está com inscrições abertas até 30 de outubro e traz novidades para 2013. Nessa edição, a Secretaria de Educação Básica do MEC (SEB-MEC) premiará os vencedores de cada uma das oito subcategorias com um prêmio extra. A iniciativa tem como objetivo divulgar as melhores práticas desenvolvidas por professores de educação básica da rede pública de todo o País, com o intuito de melhorar a qualidade do ensino. As inscrições podem ser feitas pelo site www.premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/

São válidas para participação as ações realizadas até a data de abertura das inscrições, – em 26 de agosto, – com intuito de destacar projetos relevantes para a melhora da qualidade do ensino público. 

A exemplo do ano passado, a premiação terá duas categorias, cada uma com quatro áreas. A primeira consiste em temas livres e está subdividida nas áreas de educação infantil, anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio. Já a segunda categoria se refere a temas específicos e está subdivida em projetos de educação integral e integrada, ciências para os anos iniciais, alfabetização nos primeiros anos do ensino fundamental e educação digital articulada ao desenvolvimento do currículo.

Ao todo serão 40 vencedores, dos quais 32 receberão o prêmio de R$ 6 mil reais e, os oito que se destacarem em cada subcategoria serão consagrados com R$ 11 mil, além de troféu e certificado. Todos os professores selecionados também serão convidados a produzir um vídeo sobre suas iniciativas. Os conteúdos audiovisuais serão postados no Youtube e passarão por votação popular. O melhor projeto receberá ainda uma premiação extra em espécie.

“A melhoria da educação pública sempre foi um dos focos de atuação do Instituto Votorantim. Nosso maior projeto nessa área é o Parceria Votorantim pela Educação, pelo qual, desde 2009, promovemos ações de articulação e mobilização de públicos internos e externos, visando contribuir para a qualificação da educação pública em municípios em que o Grupo Votorantim atua. Para nós, iniciativas como o Prêmio Professores do Brasil dão visibilidade nacional ao professor e reconhecem sua importância para o desenvolvimento do país”, ressalta Mariana Franco, coordenadora do Programa de Educação do Instituto Votorantim.

O Prêmio Professores do Brasil tem o apoio do Conselho Nacional dos Secretários da Educação (CONSED), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME), Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), Associação Brasileira de Editoras de Livros Escolares (Abrelivros), Fundação Volkswagen; Fundação SM e Instituto Votorantim. 

“A Abrelivros – Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares – acredita no potencial transformador do trabalho do professor e se orgulha em poder apoiar uma iniciativa como essa, que acolhe, valoriza e permite replicar experiências inovadoras e bem-sucedidas em escolas públicas de todo Brasil”, diz a gerente executiva da Abrelivros, Beatriz Grellet.

Criada em 2005, a premiação conquistou abrangência nacional a partir da terceira edição por meio de trabalhos provenientes de todas as regiões do País. Todas essas práticas refletem o comprometimento do professor da rede pública de ensino no que tange o desafio de lidar com realidades bastante diversas.

“A Fundação SM apoia o Prêmio Professores do Brasil, iniciativa do Ministério da Educação, porque é destinado a quem faz a diferença na Educação: os professores. O Prêmio Professores do Brasil tem tudo a ver com os valores que norteiam o trabalho da Fundação SM, estimular a formação e valorização dos professores e incentivar a difusão das boas práticas dos docentes brasileiros.”, comenta a diretora da fundação SM Brasil, Maria do Pilar Lacerda. 

Todos os trabalhos inscritos serão recebidos pelo Instituto Federal de Pelotas, responsável pela análise dos documentos. Uma comissão julgadora nacional, selecionada pelo MEC, avaliará os trabalhos levando em consideração critérios como atendimento aos objetivos do Plano de Desenvolvimento da Educação, clareza e objetividade da ideia exposta e potencial de aplicabilidade em outras realidades educacionais.

“Reconhecer aquele que ensina uma boa prática é amplificar a voz do conhecimento significativo, difundindo, entre os outros que também ensinam, possibilidades inovadoras para transformações positivas, rumo à educação pública de qualidade que desejamos”, finaliza o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo de Azevedo Barros, responsável pelo tema Sustentabilidade na empresa.

A entrega do prêmio será realizada em Brasília em dezembro. Participarão da solenidade os 40 professores vencedores, que terão todos os custos de viagem pagos. Além da cerimônia de entrega dos troféus, os educadores participarão do “Seminário Prêmio Professores do Brasil”, que viabilizará a troca de experiência.