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Uma empresa paraibana aparece no ranking das 250 que mais cresceram no Brasil

20 de agosto de 2013

Apenas uma empresa paraibana entrou no ranking da oitava edição das 250 Pequenas e Médias Empresas (PMEs) que mais cresceram no Brasil no ano passado, segundo pesquisa realizada pela Deloitte e Exame PME.

A indústria Cadersil, de Campina Grande, apresentou crescimento real de 20% na receita líquida, passando da 234º posição, em 2011, para o 159º lugar em 2012. Entre os dois anos, o faturamento subiu de R$ 24,3 milhões para R$ 30,5 milhões, com expectativa de aumento para R$ 40 milhões em 2013. Foi a sexta vez em oito edições do ranking que a indústria paraibana entra na lista.

O ganho de 75 posições no ranking é resultado da estratégia adotada pela organização, explicou o presidente da Cadersil, Jonas Cabral. “Investimos na ampliação do parque industrial, nas máquinas e em tecnologia de última geração. Trabalhamos com fornecedores exigentes e criteriosos, tudo isso para fazer produtos de qualidade e competitivos”.

Com crescimento acumulado de 44,1% no triênio (2010-2012), a empresa tem maior parte da clientela nas regiões Norte e Nordeste com 6.500 compradores. A Cadersil disputa o mercado com nomes de peso no segmento como a Tilibra, que produz cadernos de vários clubes de futebol e personagens Disney, e Foroni, que tem o direito de fabricação da marca Barbie e Batman.

Para subtrair a desvantagem aos apelos comerciais das concorrentes, a empresa adota novas estratégias de comunicação para que os clientes se identifiquem com a empresa. Exemplo dessa atratividade é visto na linguagem da empresa, que possui contas em redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter. Além disso, na página eletrônica da empresa, o cliente tem informações sobre o mundo da música, cinema, entre outros assuntos de interesse do adolescente, que é o principal consumidor final da empresa.

Falta de visão reduz número de participantes

A baixa participação das empresas paraibanas no ranking Deloitte/Exame PME se dá pelas estratégias adotadas por alguns gestores. Para o presidente do Programa Paraibano de Qualidade (PPQ), o economista Rafael Bernardino, os empreendimentos da Paraíba precisam ampliar a visão de mercado, pois só assim poderão fazer parte de rankings deste tipo. “No PPQ fazemos um esforço para disseminar um modelo de gestão, com melhor visão estratégica. Percebemos que alguns empresários montam seus empreendimentos em torno do negócio interno”.