logo paraiba total
logo paraiba total

Homens têm mais aumento salarial que mulheres, aponta pesquisa da Catho

19 de agosto de 2013

Em geral, os homens ganham mais aumento de salário que as mulheres, indica a nova Pesquisa dos Profissionais da Catho, site empregos líder no Brasil. Os dados foram apresentados nesta segunda-feira (19), durante palestra da diretora de RH da Catho, Telma Souza, no primeiro dia de Conarh.

Telma reforça que é muito comum as mulheres terem que se posicionar para conseguir um reconhecimento salarial. “Os homens muitas vezes recebem aumento pelo potencial e as mulheres, por vezes, só depois que demostram que merecem”, ressalta a diretora.

A pesquisa mostra que 34,5% dos entrevistados tiveram aumento de salário. Quando o recorte é por gênero, 35,9% dos homens dizem ter conseguido maior remuneração, contra 32,3% das mulheres. Em geral, a premiação por bom trabalho/performance é o motivo mais comum do aumento.

Telma também falou dos desafios de conciliar carreira e vida pessoal. “Este é um tema que toda mulher debate. Como dar atenção a filhos, casa e também ao trabalho. O importante é traçar prioridades e saber os seus limites”, ressalta.

Outro ponto interessante é quanto ao que é mais valorizado por homens e mulheres, além da remuneração. Para as profissionais, assistência médica e auxílio alimentação/refeição tem um peso relevante. Para eles, assistência médica também é importante, assim como participação nos lucros.

Telma explica que esta preocupação feminina com os benefícios, como assistência médica e auxílios alimentação, está muito relacionada ao cuidado com a casa e filhos. Ela reforça que é muito comum a mulher escolher o melhor momento para ser mãe conforme a carreira.

Do total de entrevistadas, 53% afirmaram ter deixado o mercado de trabalho para ser mãe. Em média, a mulher demora de 1 a 2 anos para retornar ao mercado de trabalho.

Edição 2013 Pesquisa Catho

A Pesquisa dos Profissionais Brasileiros – Um Panorama sobre a Contratação, Demissão e Carreira dos Profissionais é uma publicação da Catho, site de empregos líder no Brasil, e é desde 1988, lançada a cada dois anos, mas passará a ter publicação anual a partir deste ano.

O levantamento contou com 53.622 respondentes de 1677 mil municípios de todo o Brasil. Do total de respondentes, 56,6% estão empregados; sendo que 35,9% são de grandes empresas (com mais de 500 funcionários). A pesquisa foi feita no período de 24 de fevereiro a 18 de março de 2013.