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Comércio da orla de João Pessoa receberá ações do projeto Economia de Praia

18 de junho de 2012

-orla joão pe...

O comércio ambulante e de barracas da orla de João Pessoa terá ações especificas para o desenvolvimento econômico e sustentável dos pequenos negócios. Nesta quinta-feira (14), gestores de turismo do Sebrae Paraíba, do Convention Bureau e da Prefeitura de João Pessoa conheceram a experiência da Economia de Praia desenvolvida na orla do Rio de Janeiro, que deve ser aplicada na capital paraibana através do Sebrae Paraíba, em parceria com o poder público.
A gestora da Unidade de Atendimento Coletivo de Serviços do Sebrae Nacional, Valéria Barros, explicou que o projeto Economia da Praia é uma ação nacional, direcionada para sustentabilidade econômica, melhoria da qualidade dos serviços e dos empreendimentos que atuam na orla marítima. “O Sebrae está mapeando e apresentando as experiências adquiridas no Rio de Janeiro e em outros estados, como o Alagoas, para regiões que querem a customização do comércio para o turismo. Estamos promovendo uma troca de experiências para facilitar a replicação desta metodologia”, disse.
Na Paraíba, a iniciativa está em fase de nivelamento de conhecimento da metodologia. De acordo com a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, o próximo passo é buscar parcerias com poder público para viabilizar o diagnóstico e aplicação do projeto no Estado. “Até o final do ano, queremos concluir as etapas de apanhado de conhecimento, parcerias e identificação de instituições, como ABRASEL, Associação de Barracas de Praia, Associação de Ambulantes, de que podem nos auxiliar nesta iniciativa. Em 2013, conhecendo as necessidades de melhoria, através do diagnóstico realizado, começamos o planejamento de ações focada em resultados”, destacou a gestora.
Durante a apresentação da experiência carioca, a coordenadora de Projetos Comércio e Serviços do Rio de Janeiro, Margareth Carvalho, disse que os ambulantes e proprietários de barracas da orla da cidade estão passando, em função da iniciativa, por um processo de autoestima, conscientização socioambiental e aprimoramento intelectual. “Isto tudo reflete no desenvolvimento econômico do comércio. De 2010 para 2011, estes comerciantes aumentaram em 20% o faturamento”, ressaltou.
As ações do projeto economia de praia objetivam a fomentação de uma cultura empreendedora, o fortalecimento do associativismo, o resgate da cidadania, além da conscientização da importância do comerciante de praia como empreendedor. “Para isso, é fundamental a parceria com o poder público. Precisamos dos gestores para viabilizar a implementação das ações. No Rio, foi a partir do projeto, que a prefeitura passou a cadastrar os comerciantes da praia, possibilitando o ordenamento das atividades e o crescimento dos empresários, formais e informais”, disse Margareth.
Diagnóstico – Seguindo o modelo de experiência do Rio de Janeiro, o comércio ambulante e de barracas na orla de João Pessoa vai passar, em 2013, por um processo de diagnóstico, em que serão ouvidos os comerciantes, turistas e frequentadores das praias da capital. Nesta etapa, serão identificados os principais problemas, para que sejam estabelecidas prioridades, metas e ações a serem desenvolvidas pelo Sebrae Paraíba e seus parceiros.
Participaram da apresentação, gestores do Sebrae Nacional, do Sebrae Paraíba, do Rio Grande do Norte, de Alagoas, do Convention Bureau de João Pessoa, além do Secretário de Turismo de João Pessoa, Francisco Linhares.