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Projeto Ler: prazer e saber realiza 2ª fase no SENAI/CITI

16 de maio de 2012

-quadro profe...

Com a proposta de capacitar professores do ensino fundamental e incentivar o contato das crianças, jovens e adultos com a leitura, o Instituto Camargo Correa, em parceria com o Instituto Alpargata, realizou no último dia 11, no Centro de Inovação e Tecnologia da Indústria SENAI/CITI, a 2ª fase de o Projeto LER: PRAZER E SABER.
Presente em 247 escolas de seis municípios paraibanos (Campina Grande, Alagoa Nova, Mogeiro, Ingá, Serra redonda e Guarabira) o Projeto LER: PRAZER E SABER na sua primeira fase formou, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, 80 professores multiplicadores, através da construção de um trabalho pedagógico e voltado à doação de livros para as escolas.
Os resultados das atividades implementadas nas escolas foram apresentadas na segunda fase do projeto realizada na Unidade do SENAI/CITI, onde os professores puderam trocar experiências aplicadas juntos aos alunos.
A representante do Instituto Alpargatas Danielle Evangelista falando em relação ao ambiente proposto para o treinamento, disse está satisfeita com o que viu. “Gostei muito da estrutura física da Unidade, a Casa Ecoeficiente é um espaço agradável e as salas de aula favorecem as nossas atividades e a conquista de melhores resultados junto aos professores”, destacou.
Responsável pela capacitação dos professores nesta fase, a professora Gisele Pennela destacou a importância do projeto para a mudança na forma de ensino, “Vejo uma apropriação das metodologias empregadas nas escolas. Isso contribui para as mudanças na forma do ensino, tornando o momento das aulas mais dinâmico e incentivando aos alunos a buscarem mais os livros”, afirmou.
Ler: Prazer e Saber – É um projeto de motivação a leitura que propõe um contato prazeroso das crianças, jovens e adultos com diferentes gêneros textuais, buscando provocar o gosto pela leitura, formando novos leitores e ampliando a compreensão pessoal e de mundo. Também investe na formação de educadores para  atuarem como mediadores de leitura, além de reconhecer e premiaa as melhores práticas de incentivo à leitura.
A Coordenadora de Ensino da Secretaria de Educação do Município de Mogeiro Taciana Andrade, também presente ao encontro, falou da qualidade e do Projeto LER: PRAZER E SABER na sua cidade, “Em Mogeiro este projeto trouxe inovação para o ensino, levando a leitura aos alunos das escolas publicas e principalmente ampliou e divulgou o hábito da leitura, envolvendo inclusive as famílias dos alunos”, disse.
Entusiasmada com o projeto, Taciana arrematou: “Estou, portanto, muito feliz com o projeto, principalmente com a conquista do Prêmio – PRATICAS DA LEITURA, alcançada junto com o município de Alagoa Nova”, completou.