Gestores de programa de apoio à MPE se reúnem na Paraíba
15 de maio de 2012
Projetos com melhores práticas em inovação, meio ambiente e associativismo são apresentados no 2° Encontro Nacional do Procompi
Mais de 2,2 mil empresas de 25 estados do país estão sendo beneficiadas com capacitações por meio do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi). Atualmente, há 87 projetos em execução em diversos setores, como panificação, têxtil, cerâmica, gráfico, cosméticos, madeira, construção civil, dentre outros. Entre os dias 14 e 16 de maio, gestores estaduais do programa estão reunidos em João Pessoa (PB) para debater o desenvolvimento dos projetos e potencializar ações que possam ampliar a competitividade das micro e pequenas indústrias.
Este é o 2° Encontro Nacional do Procompi, que contou com a apresentação de projetos em desenvolvimento nos três focos do programa: meio ambiente, inovação e associativismo. Na Paraíba, há quatro projetos em execução e um deles foi apresentado aos gestores dos outros estados, como compartilhamento de melhores práticas. O projeto apresentado é o Vale Têxtil de Itaporanga, que reúne cerca de 80 empresas formais e informais.
“O encontro dos gestores e a apresentação dos projetos são importantes para que todos tenham conhecimento das dificuldades e soluções de cada região. Conhecer a realidade do outro é interessante para encontrar soluções e compartilhar conhecimentos”, destacou a coordenadora nacional do Procompi, Juliana Pires.
O programa é desenvolvido pelo Sebrae, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio de um convênio assinado em 2010. As ações abrangem desde capacitações em gestão a estratégias de acesso a mercados. Segundo a consultora do Procompi pela CNI, Marileusa Chiarello, ao atuar em várias frentes, o programa aumenta a competitividade das empresas. “As ações coletivas em gestão, marketing e legislação, por exemplo, geram soluções coletivas satisfatórias e que aumentam a competitividade”, destacou Marileusa.
Um dos focos do programa, inclusive, é estimular a cooperação entre as empresas. “Um dos temas propostos durante os trabalhos é o associativismo, que faz a soma do todo ser maior que a da empresa sozinha”, completou Juliana Pires. Segundo ela, as ações do programa podem fortalecer a organização desses grupos, articulando o associativismo.
Além da apresentação de projetos em desenvolvimento, nos três dias de encontro, foram apresentadas as estratégias de atuação do programa, as oportunidades para as micro e pequenas empresas, debates sobre soluções e sustentabilidade dos projetos, e os próximos passos dos trabalhos.
Paraíba – Dos 87 projetos em execução, quatro estão na Paraíba: setor têxtil na região de Itaporanga; setor de panificação na Região Metropolitana de Campina Grande; setor de alimentos e bebidas (cachaça) no Brejo paraibano; e beneficiamento de vidros, em João Pessoa e Campina Grande.
Segundo o gerente da Unidade de Indústria e Comércio do Sebrae Paraíba, Franco Fred, a instituição realiza cursos e capacitações para os empresários desses setores, sobretudo, na área de inovação. “Em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), oferecemos capacitações e promovemos eventos que fortalecem o processo produtivo das regiões atendidas pelo programa”, disse Franco.