Estiagem eleva temperatura em todo o Estado
5 de maio de 2012
A estiagem prolongada elevou os índices de temperatura em todas as regiões do Estado. A médica mais alta foi registrada em Patos, no Sertão paraibano, que ficou 4.8 graus acima da média histórica, que é de 32.0, seguido de Monteiro no Cariri, que registrou 4.0 graus acima da media histórica prevista para região que é de 29.5. As demais regiões do Agreste, Brejo e Litoral tiveram índices superiores a 1 grau acima da média que é prevista para cada localidade. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que tomou por base os dados do mês de abril.
De acordo o chefe do setor de previsão da unidade do Inmet em Recife, Ednaldo Correia, os índices registrados apontam que o aumento da temperatura no Estado foi agravado por conta da ausência de chuvas que já dura mais de seis meses.
Ele disse que a temperatura mais alta já registrada esse ano no Estado esse ano foi de 38.3 graus em Patos. Somando os valores das temperaturas verificadas, a cidade ficou com a média de 36,8, quando o normal para o período na região é de 32.0. “Patos teve a maior alta na Paraíba, ficando no mês de abril com 4.0 pontos acima da média histórica que tem 30 anos. Mas as outras regiões da Paraíba também registraram temperaturas acima da média”, explicou o meteorologista.
No Brejo, a temperatura subiu 2,2 graus a mais que a média, sendo registrado na cidade de Areia 29.1 graus, quando a média para região é de 26.9.