PB receberá mais investimentos na assistência do crédito fundiário em 2012
3 de maio de 2012
A Paraíba deve receber quase o triplo de investimentos na assistência dada aos agricultores do Programa Nacional de Crédito Fundiário no próximo ano. A meta é do Banco do Nordeste em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e unidades de cooperação. Em 2012, o plano de ações prevê um investimento de R$ 7 milhões na assistência aos agricultores paraibanos que adquirirem hectares de terra, através do crédito fundiário. Este ano, foram investidos cerca de R$ 2 milhões e 600 mil.
O plano foi definido numa reunião em Fortaleza (CE), esta semana, com representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Banco do Nordeste e unidades técnicas estaduais que coordenam o Programa Nacional de Crédito Fundiário, em âmbito local, a exemplo do Instituto de Terras e Planejamento Agrícola da Paraíba (Interpa).
"Foi uma reunião produtiva, em que analisamos a situação atual dos trabalhadores rurais de vários Estados, incluindo a Paraíba; com objetivo de traçar as metas de melhoria para o crédito fundiário em 2012", disse Pedro Augusto Amaral Pontes, chefe do núcleo de implantação e acompanhamento de projetos do PNCF na Paraíba, que esteve no evento.
Segundo ele, os trabalhadores rurais que compram hectares de terra por meio do crédito fundiário, têm direito a receber assistência técnica para acompanhamento da produção, com o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), no grupo "A". Esse é o investimento que será ampliado no próximo ano.
"Para atingir essa meta vamos nos reunir com a rede de assistência técnica rural já no próximo mês, capacitar profissionais, realizar termos de compromisso e credenciar novas entidades elaboradoras de projetos de assistência aos agricultores. Vamos, junto ao BNB e ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, atingir esse patamar de investimentos em 2012", declarou Nivaldo Magalhães, presidente do Interpa.