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Energisa orienta sobre externalização do padrão de ligação de energia

11 de junho de 2021

Todos os meses, colaboradores da Energisa, espalhados pelos 223 municípios do estado, visitam os imóveis com uma missão: fazer o registro da leitura e emitir a fatura para pagamento. Como os processos de leitura e faturamento são realizados de forma imediata, nos medidores que ficam na parte externa do imóvel é possível coletar a leitura e entregar a fatura sem que haja qualquer contato com o cliente.

Entretanto, nem sempre é possível fazer a medição real do consumo devido à falta de acesso ao medidor. Entre janeiro e abril deste ano, por exemplo, mais de 4.000 deixaram de ser realizadas por algum tipo de impedimento. Quando isso ocorre, a Resolução 414/2020 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estabelece que seja realizado o faturamento por média.

Essa média de consumo, entretanto, não é vantajosa para os clientes, especialmente nas situações em que o imóvel está fechado e sem consumo. Além disso, após o terceiro mês consecutivo de impedimento, a empresa é obrigada a cobrar apenas o custo de disponibilidade do sistema, a popular taxa mínima, podendo gerar um acúmulo de consumo pela falta do registro real da leitura.

Para evitar contas de energia sem o consumo real, é necessário que os clientes modifiquem o padrão de instalação do medidor para a parte externa, pois independente de ter alguém no imóvel, será possível fazer o registro da leitura. No caso de condomínios, os síndicos devem orientar porteiros para permitir a entrada dos colaboradores da distribuidora, devidamente fardados e identificados com crachá. 

SEGURANÇA

Ao colocar o padrão de medição externamente, é possível evitar situações de risco como incêndios, pois em caso de curto-circuito com o medidor dentro do domicílio, a possibilidade das chamas se alastrarem pelas instalações elétricas são eminentes. Ter o medidor dentro do imóvel ainda expõe famílias a acidentes, especialmente as crianças que não entendem os perigos do contato inadequado com o medidor e os riscos de choque elétrico. 

“Além da leitura correta da conta, ao colocar a medição externa, os clientes evitam o corte da energia pelo impedimento de acesso e possibilitam aos colaboradores que realizam inspeções periódicas, verificar as condições de segurança e se há alguma anomalia no equipamento de medição. Dessa forma, se o aparelho estiver com algum defeito, é prontamente substituído, garantindo assim a confiabilidade da medição e a proteção do imóvel”, enfatizou o gerente de Relacionamento com o Cliente da Energisa, Felipe Costa.

De acordo com a resolução 414 Aneel, em seu artigo 171, é dever do cliente e manter livre acesso às instalações da unidade consumidora  aos empregados e representantes da distribuidora, para fins de inspeção e leitura, inclusive para realização de serviços de troca de equipamento de medição ou suspensão de fornecimento. 

COMO SOLICITAR

Para executar a externalização da medição o nosso cliente deve contratar um profissional qualificado de sua confiança, também conhecido popularmente como padronista, para que ele faça a instalação do padrão de acordo com as normas exigidas e dimensionado em conformidade com a carga de energia que será utilizada. Após a conclusão da instalação, deve entrar em contato com a Energisa para que possa ser feita a ligação da energia elétrica na sua unidade consumidora.

Para obter mais informações, o cliente pode ligar para o 0800 083 0196.