logo paraiba total
logo paraiba total

Confira dicas para manter uma boa saúde

2 de fevereiro de 2021

Praticar exercícios físicos regularmente e manter uma alimentação equilibrada são hábitos que fortalecem o sistema imunológico, garantindo o bom funcionamento e equilíbrio do corpo. O médico clínico Felipe Gurgel, cooperado da Unimed João Pessoa, explica o que pode influenciar na imunidade e quais atitudes tomar para manter a boa performance de defesa do organismo.

 “O alcoolismo, tabagismo, falta de atividade física e a má nutrição prejudicam as defesas do corpo, facilitam o aparecimento de infecções recorrentes e reduzem a expectativa de vida”, alerta. “Além disso, a ansiedade, o estresse e patologias crônicas como AIDS, lúpus, câncer e diabetes também podem influenciar na resposta imunológica do organismo”, conta Felipe.

O médico ressalta que os principais sintomas para identificar a baixa imunidade são febre constante, fraqueza geral e queda na vitalidade, como falta de concentração e memória, dor de cabeça, cansaço, queda de energia após o almoço, sono ao longo do dia, queda de cabelo e dores no corpo.

De acordo com ele, para evitar os problemas, é importante manter uma alimentação balanceada, sono regular, combate ao sedentarismo e buscar reduzir o estresse excessivo. “É preciso também buscar equilíbrio emocional, evitar a obesidade, o uso de álcool e tabaco, praticar atividades físicas regularmente e não esquecer de se hidratar”, comenta.

Confira cinco dicas importantes: 
 
•   Adicionar frutas e vegetais frescos, proteínas, alimentos ricos em selênio, zinco e vitaminas A, B, C, D e E;
•   Manter uma rotina de exercícios físicos, mesmo que em casa, como abdominais, polichinelos e pular corda;
•   Reduzir o nível de estresse;
•   Buscar dormir todo dia no mesmo horário em um ambiente agradável e propício para o sono;
•   Evitar bebidas alcoólicas, tabaco e manter a hidratação.