Saiba mais sobre a criança e a síndrome de Down
19 de março de 2015
Estima-se que a incidência da Síndrome de Down seja de uma em cada 660 nascimentos, o que torna esta deficiência uma das mais comuns geneticamente. Segundo a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, cerca de oito mil bebês nascem por ano no Brasil com a síndrome. O Brasil tem 300 mil pessoas com a Síndrome de Down, e na Paraíba as pessoas com Síndrome de Down fazem parte de 1,85% dos que têm diagnóstico de deficiência intelectual.
As crianças portadoras da Síndrome de Down apresentam uma anormalidade cromossômica no par 21, identificada pelos sintomas motores, devido a uma deficiente constituição do tônus muscular, sintomas sociais e emocionais, caracterizados por tendência ao isolamento, dificuldades articulatórias e outros atrasos na área de linguagem, e um desenvolvimento cognitivo atrasado e limitado se comparado ao das crianças normais. Elas têm, em geral, um perfil de aprendizagem específico com pontos fortes e fracos característicos. Saber dos fatores que facilitam e inibem o aprendizado permite aos professores planejar e levar adiante atividades relevantes e significativas e programas de trabalho. O perfil de aprendizado característico e estilos de aprendizado de uma criança com Síndrome de Down, junto com suas necessidades individuais e variações do perfil devem, portanto, ser considerados.
Alguns fatores são comuns a várias crianças com Síndrome de Down, como dificuldade de audição, de linguagem e de visão, capacidade de concentração mais curta, déficit na memória, entre outras. No entanto, muitas apresentam mais facilidade em aprender e usar sinais, gestos e apoio visual. O currículo prático e material e as atividades de manipulação podem ser benéficos na hora da aprendizagem.
Fontes: Apae-João Pessoa, Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down e Funad
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