logo paraiba total
logo paraiba total

Passagem da Coluna Prestes pela Paraíba é destaque na revista Leituras da História

26 de junho de 2013

divulgação-capa revista...A edição de junho da revista Leituras da História traz uma ampla reportagem de oito páginas sobre a passagem da Coluna Prestes pelo Sertão paraibano no inicio do século passado. A reportagem é assinada pelo jornalista Eduardo Vessoni que esteve visitando a Paraíba no final de 2012, a convite da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Sebrae PB e trade. 

A reportagem de Vessoni narra os passos da Coluna Prestes entre os dias 5 e 11 de fevereiro de 1926. Diz o texto: “Eles passaram apressados pela região, militares da Coluna com o objetivo de conscientizar a população brasileira contra a política imposta pelos governadores da República Velha”. O repórter informa que os militares percorreram 18 municípios do interior paraibano em uma travessia de 330 km. 

O repórter chama atenção para o fato de que a Paraíba, diferente de outros Estados, ainda faz questão de lembrar aqueles anos e tem se esforçado em colocar em prática um projeto de turismo cultural. Existe a proposta de criar a ‘Trilha da Coluna Prestes’, através de uma parceria entre órgãos públicos como as prefeituras do Sertão. 

A frente estão a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), que é o órgão estadual de divulgação do Turismo, Projeto Cooperar e Chico Jó, um fervoroso morador local, que ajudou a desenhar as primeiras linhas do projeto que recria a rota feita pela coluna em território paraibano. “Essa rota é importante para a Paraíba por conta de sua dimensão histórica”, enfatiza o jornalista. “A Coluna Prestes foi a maior marcha militar da história do Brasil”, confirma Chico Jô. 

O projeto abrange 370 km de atrações históricas, paleontológicas e naturais da região e todo o seu percurso foi sinalizando e georreferenciado pelo Projeto Cooperar. Eduardo Vessoni acrescenta que o posicionamento do secretário executivo de turismo da Paraíba, Valter Aguiar. O executivo paraibano afirma que ”é o resgate da Coluna Prestes e o fomento da indústria do turismo em uma região tão humilde. É como fazer uma viagem com fins históricos”.

Gerador de reportagens Vessoni esteve na Paraíba no final do ano passado, oportunidade em que recolheu extenso material jornalístico e fotográfico. Ele colheu informações sobre o patrimônio histórico e cultural dos principais pontos turísticos do ‘Destino Paraíba’. O material produzido pelo jornalista tem sido destacado nos principais veículos de comunicação do Sul do país, a exemplo do jornal O Globo, revista Raça e portal UOL, além da revista Leituras da História.