Gilene Cândido: “Com a Rota Cultural Caminhos do Frio, este é um momento de evidenciar as potencialidades de Borborema”
Prefeita comenta potencial dos municípios do Brejo paraibano
29 de junho de 2023
A Rota Cultural Caminhos do Frio chega, em 2023, à 18ª edição do evento. Com municípios já consolidados na rota, a programação tem início no próximo dia 3 de julho, na cidade de Areia. Este ano, o Caminhos do Frio ganha um novo destino: Borborema.
O Paraíba Total conversou com a prefeita da cidade de Borborema, Gilene Candido, que falou sobre as expectativas e o fomento da economia por meio da participação no evento. Confira abaixo a entrevista:
Borborema entra no roteiro da Rota Cultural Caminhos do Frio. Quais as expectativas para a participação do projeto que já é consolidado no estado e chega a sua 18ª edição em 2023?
A expectativa é grande! É motivo de imensa alegria para Borborema fazer parte do Caminhos do Frio, por sermos um município com características de cidades que já integram a rota, por ser fria, de vegetação semelhante, como Serraria, Solânea e Bananeiras, por exemplo. Alem disso, é um momento em que teremos a oportunidade de evidenciar as potencialidades do município, por meio da gastronomia, arte, cultura e do turismo em si, que é forte na região.
A senhora comenta que Borborema se assemelha a outras cidades do Brejo que já fazem parte da Rota Cultural, mas em quê e município se destaca em relação aos outros?
Cada gestor vai puxar para o seu lado, mas posso dizer Borborema é uma cidade verde, que traz carrega características de interior, proporcionando um ar de tranquilidade e paz para quem visita. É um município acolhedor, que sabe receber bem as pessoas que por aqui passam. É um município que possui história e potencial em diversas áreas, como a gastronomia a partir da utilização da banana, que é forte em nossa cidade e, para além de tudo isso, Borborema é uma cidade com grande potencial turístico e econômico.
Como a Rota Cultural Caminhos do Frio vai fomentar a economia da região?
É a primeira vez que Borborema recebe um evento com duração de uma semana, de 7 a 13 de agosto, e isso nos possibilita mostrar o potencial que o nosso município possui em diversas áreas, consequentemente, a visitação a nossa cidade vai gerar renda. O Caminhos do Frio é ainda uma oportunidade de desperta o interesse até de investidores para que nós possamos ter um município cada vez mais economicamente mais fortalecido.
O que o público que visita Borborema por meio da Rota Cultural Caminhos do Frio pode esperar para este ano de estreia?
Quem visitar Borborema durante o evento vai poder encontrar muita festa, muita alegria e descobrir o potencial e as diferenças que o nosso município possui. Dentro da programação, teremos oficinas de xilogravura, fotografia, apresentações artísticas e uma série de atividades que vai consagrar nossa primeira participação na rota.