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Gustavo Zanotto: “A ideia de unir residencial, clínicas médicas e espaço de compra é tão original que ainda não havia visto na cidade”

Consultor analisa a movimentação do mercado nos últimos anos, os fatores decisivos na hora da compra de um imóvel e o futuro do setor

23 de maio de 2024

Entusiasta das proptechs – startups que apoiam a inovação no segmento imobiliário – , o consultor e executivo Gustavo Zanotto é uma das grandes referências quando o assunto é tecnologia imobiliária. Com uma experiência de mais de 20 anos em eventos e desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais, Zanotto esteve, recentemente em João Pessoa – considerada uma das capitais brasileiras mais prósperas nesta área – para um evento que reuniu mais de 300 corretores de imóveis. Ele foi um dos participantes do talk “Corretores do futuro”, promovido pela H-Station, e pode conhecer mais detalhes sobre o OMNI Life & Health, projeto que será o maior medical center do Norte e Nordeste, em construção no bairro de Manaíra. “O conceito criado para o produto foi o que mais me trouxe impacto positivo. A ideia de unir residencial, clínicas médicas e espaço de compra é tão original que ainda não havia visto um empreendimento com estas características e com uma arquitetura tão marcante para a cidade, que possibilita que a comunidade interaja com o empreendimento, um espaço de livre uso para todos, uma integração bastante positiva para gerar valor para o bairro e para o empreendimento”, comentou Zanotto.

 

Na entrevista a seguir, ele analisa o atual cenário do mercado imobiliário de João Pessoa, o projeto pioneiro do OMNI Life & Health e as expectativas para o futuro do setor.

 

Como você enxerga o crescente mercado imobiliário de João Pessoa, esse movimento crescente que acontece de uns anos pra cá?

 

A cidade, pelo que observo há alguns anos, tem atraído um número crescente de pessoas interessadas em desfrutar da qualidade de vida que oferece. Esse interesse é complementado por investimentos significativos em infraestrutura, que melhoram o acesso e os serviços disponíveis, tornando áreas anteriormente menos desenvolvidas mais atraentes para moradia e negócios. Observo também uma tendência de verticalização, refletindo não apenas na construção de condomínios residenciais de alto padrão, mas também na expansão para novas áreas da cidade, onde o desenvolvimento de empreendimentos residenciais e comerciais acontece a passos largos. Eu vejo perspectivas para o futuro bastante otimistas, desde que os desafios sejam enfrentados de maneira eficaz, assegurando assim o desenvolvimento sustentável da cidade e a manutenção da qualidade de vida de seus habitantes.

Neste crescimento, que tipo de imóvel é tendência? Quais os mais procurados para compra?

 

O desenvolvimento econômico de João Pessoa, pela geração de empregos e turismo, influencia diretamente o mercado, especialmente no segmento de imóveis de luxo e de veraneio, com uma demanda crescente por propriedades que oferecem conforto e exclusividade. Dentro do segmento de luxo, há uma procura significativa por imóveis em áreas nobres, que combinam beleza natural com infraestrutura de qualidade.

 

⁠Percebemos que os padrões de imóveis, no entanto, são muito parecidos. As construtoras estão oferecendo produtos muito semelhantes. De que forma, então, as empresas conseguem manter a originalidade ao oferecer seus empreendimentos?

 

Excelente questionamento. Uma abordagem que gosto bastante e considero importante é a personalização e flexibilidade do imóvel, permitindo que os compradores ajustem o layout de seus imóveis e escolham entre uma variedade de acabamentos, tornando cada unidade única. Para se destacar ainda mais, as incorporadoras estão investindo em serviços exclusivos, como spas, academias bem equipadas, espaços gourmet e até serviços de concierge, além de criar espaços comunitários inovadores que promovem a interação e o bem-estar dos moradores. Outro ponto é a colaboração com arquitetos locais e escritórios de design renomados que também tem sido uma estratégia para criar projetos arquitetônicos únicos e visualmente impactantes. Além disso, o marketing e a experiência do cliente são fundamentais. Com o uso de tecnologia nos empreendimentos e a maneira como cuidam da relação com os clientes, utilizando de tecnologias imersivas para dar profundidade na apresentação destes empreendimentos, criam-se marcas fortes que se destacam pela inovação, qualidade e compromisso com a sustentabilidade.

 

 

⁠Na sua última visita a João Pessoa, você participou de um talk para mais de 300 corretores. Esses consultores estão bem preparados para oferecer os detalhes dos novos imóveis e “vender” bem a cidade e suas potencialidades?

 

Eu venho a João Pessoa desde 2014, fui agraciado com o título de cidadão pessoense e conheço boa parte da força de vendas da cidade, atuei em mais de 20 lançamentos de empreendimentos novos, e sim, acredito que a capacitação pode dar aos corretores e corretoras de imóveis da cidade uma visão cada vez maior e melhor de como vender a cidade primeiro, depois seus bairros e por fim os produtos imobiliários. Me lembro de ter sido o primeiro profissional de marketing a trazer o tema do digital para a cidade. Agora, o cenário é outro, a facilidade em obter informação e conhecimento mudou, o Youtube é um canal facilitador. No dia em que estive em João Pessoa deixamos mais do que simplesmente uma palestra, levamos conteúdo de transformação e visão de um novo momento que passa o imobiliário do Brasil e do mundo. Estes mais de 300 corretores de imóveis saíram diferentes e prontos para encarar a mudança de um mercado que está em constante evolução, cabe aos incorporadores locais darem mais bagagem para que toda a força de vendas da cidade fique mais atenta e de olho nas oportunidades de negócios para que realizem mais fechamentos.

E o OMNI Life & Health, que você conheceu de perto, qual sua avaliação sobre o empreendimento? Como você acredita que ele vai impactar a região?

 

O OMNI Life & Health tem um conceito bem diferente de tudo que já vi sendo criado, pensado e entregue em João Pessoa. Com um forte investimento em inovação e tecnologia, a H-Station desenvolveu soluções modernas e eficientes para um empreendimento que foge do convencional na cidade. O conceito criado para o produto foi o que mais me trouxe impacto positivo. A ideia de unir residencial, clínicas médicas e espaço de compra é tão original que ainda não havia visto um empreendimento com estas características e com uma arquitetura tão marcante para a cidade, que possibilita que a comunidade interaja com o empreendimento, um espaço de livre uso para todos, uma integração bastante positiva para gerar valor para o bairro e para o empreendimento. Tudo foi definido no detalhe e quem pensa o detalhe realmente se faz presente, entrega muito valor para a comunidade que habita e causa menos impacto negativo.

 

Sobre o futuro do mercado imobiliário em João Pessoa, como você vislumbra?

 

Em 2024, depois de tamanha valorização, o futuro do mercado imobiliário em João Pessoa é marcado por uma forte tendência para a inovação, sustentabilidade e personalização, refletindo as demandas de um público cada vez mais consciente e exigente. A cidade está se posicionando como um modelo de desenvolvimento urbano sustentável, com um mercado imobiliário que valoriza a qualidade de vida, a integração com a natureza e o uso da tecnologia em empreendimentos imobiliários. Com essas tendências, João Pessoa não apenas atrai mais investimentos e residentes, mas também estabelecerá novos padrões para o mercado imobiliário em todo o país.