logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Arquivo Pessoal

Larissa Targino: “Os podcasts têm se tornado essenciais para conectar as pessoas e oferecer conteúdo de qualidade”

Produtora audiovisual compartilha sua jornada, desafios e projetos futuros em entrevista exclusiva.

28 de março de 2024

Na indústria audiovisual, Larissa Targino se destaca não apenas por seu talento, mas também resiliência e paixão. Com uma trajetória de 13 anos, contribuiu para projetos notáveis como “Cangaço Novo”, “Deserto” e “Fantástico Mundo de Gregório”. Hoje, ela lidera a Voiz Produtora, um espaço colaborativo para criação de podcasts, videocasts e estúdio fotográfico.

Nesta entrevista exclusiva para o Paraíba Total, vamos explorar como as experiências de Larissa no campo audiovisual moldaram sua visão em busca de tornar a Voiz Produtora uma referência no setor.

Como foi seu início na indústria audiovisual e os principais desafios?

Comecei em 2011, nos Jogos Militares do Rio de Janeiro. Recebi um convite para trabalhar na produção de vídeo e apesar da inexperiência na área, aceitei.

Que projetos marcaram sua carreira?

Estagiei no “220 Volts”, de Paulo Gustavo e produzi o “Fantástico Mundo de Gregório”. No cinema, trabalhei em “Deserto” e “Entre Abelhas”, filme com Fábio Porchat.

Como surgiu o convite para trabalhar em “Cangaço Novo’?

O cargo era de produção da frente covid-19, com experiência em audiovisual e formação em enfermagem, eu lidava com os cuidados com a pandemia durante as gravações. Foi uma experiência única fazer parte do maior streaming já feito na América Latina.

Como surgiu a Voiz Produtora? E como produtora executiva, quais as suas responsabilidades principais? 

A inspiração veio após trabalhar em “Cangaço Novo”. Senti a necessidade de criar um espaço em João Pessoa, onde as pessoas pudessem tirar suas ideias do papel. Realizamos produções audiovisuais no formato viodeocast – que conhecemos como podcast – tanto em estúdio, quanto externas. Também criamos e desenvolvemos projetos a partir do zero. Hoje a Voiz conta com parceiros como Marília Domingues, Luiz Feitas, Cassiana Ferreira, Nixon Lourenço e outros produtores e amigos como Henrique Castelo Branco, um grande produtor brasileiro de cinema. Alguns programas são de domínio da Voiz, feitos em co-autoria com os apresentadores, outros são independentes. É uma área que cresce muito e agora com novas plataformas, isso se transforma.

Qual a sua visão sobre o papel dos podcasts na indústria audiovisual.

Os podcasts têm se tornado essenciais para conectar as pessoas. Não interessa a quantidade de seguidores, sua voz é ecoada e depois ainda tem os cortes que se transformam em reels e shorts. Há uma gama de possibilidades e as redes sociais contribuem para isso.

A Voiz Produtora é recente no mercado e já realizou produções de grande impacto. Como você enxerga isso?

O impacto de produções como o “Viva Elas Cast”; o de Fábio Augusto, “Conta Tua História” e o de Carolina Manoela “Não Vou Mentir”, é significativo e me faz perceber a importância da comunicação de qualidade.

Quais são as tendências mais relevantes que você observa atualmente com relação a podcast?

A crescente utilização do Instagram para streaming, ocupando um espaço que antes era só do YouTube, impulsiona a mudança no cenário. Além disso, é possível compartilhar o formato em outras plataformas como o Kwai e é uma tendência atual.

Quais são seus projetos futuros? 

Um deles explora os municípios do nosso estado, outro é uma iniciativa para abordar temas cotidianos de forma original. O maior projeto é atualmente o “Além da Prancheta”, pocast voltado para a arquitetura que promete ser um grande desafio e conquista para nós.

Qual conselho você dá para os iniciantes na área?

Paciência, resiliência e estudo são fundamentais. O mercado audiovisual é dinâmico, e se manter atualizado é essencial para o sucesso.

Sobre Larissa Targino

Experiente profissional da indústria audiovisual, com mais de uma década de dedicação ao setor. Integrou projetos como ‘220 Volts’ e ‘O Fantástico Mundo de Gregório Duvivier’ no Multishow. Hoje é Produtora Executiva na Voiz Produtora, estúdio para produção de podcasts, videocasts e fotografia em João Pessoa.

Fonte: Redação