logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Arquivo Pessoal

Marla Rocha: “A estética íntima se tornou um tópico aberto de discussão, rompendo tabus e estigmas do passado”

Marla Rocha , dematologista e profissional lda Harmonic, destaca como parte essencial do bem-estar e autoconfiança das mulheres

14 de março de 2024

A médica Marla Rocha, formada em Minas Gerais, onde também se especializou em Dermatologia, faz parte do corpo de profissionais da Harmonic, clínica referência no Nordeste em beleza e estética, com unidades em Campina Grande e João Pessoa.

Na Harmonic, a dermatologia já era de ponta, mas outra área tem tido bastante procura: a estética íntima, que ganha destaque como uma parte essencial do bem-estar e autoconfiança das mulheres. “A estética íntima se tornou um tópico aberto de discussão, rompendo tabus e estigmas do passado. Mulheres estão buscando informações sobre os diversos procedimentos disponíveis, desde o uso do ácido hialurônico, como a utilização de produtos e equipamentos para melhora da flacidez, como os bioestimuladores de colágeno e o Ultraformer. Há também outras tecnologias que auxiliam no clareamento da região, bem como os que atuam na melhora da lubrificação do canal vaginal e até mesmo da incontinência urinária, detalha Dra Marla.

Na entrevista que segue, a médica explica melhor essa tendência e explica como funcionam as consultas e os tratamentos na Harmonic. Confira:

Quando a senhora iniciou a faculdade não se falava muito sobre estética como saúde e estética íntima. Como começou a conhecer e a estudar o assunto?

É uma área realmente muito nova da Medicina, da Dermatologia, principalmente, porque é uma associação entre a Dermato e a Ginecologia. Falar da estética íntima é abordar um assunto que ainda possui poucos estudos. Percebe-se uma preocupação com a face muito grande e, há algum tempo, tem-se percebido um olhar mais cuidadoso para a área íntima.

A senhora acredita que esse comportamento pode estar atrelado a uma questão cultural, da sociedade?

Vejo que esses comportamentos têm se modificado. Há um tempo essas questões eram um tabu muito grande. Mas, percebo que como proporciona uma melhora na qualidade de vida e na saúde das pessoas, isso acaba mudando a realidade pelas coisas positivas que se encontram quando se fala do assunto. As mulheres têm se descoberto muito, tem se observado mais, se cuidado.

Ao longo dos anos, o que acontece com a vagina e a vulva?*

A mulher, a partir dos 30 anos aproximadamente, começa a perder colágeno e isso influencia na flacidez do corpo como um todo, incluindo a região íntima. Essa diminuição de colágeno favorece a flacidez que, com o tempo, pode influenciar até no ato sexual. A alteração hormonal que ocorre ao longo da vida, intensificado após a menopausa, influencia muito na lubrificação, outro ponto importante é que hoje conseguimos melhorar por meio de tecnologias disponíveis na clínica.

Como é o tratamento?

Inicialmente é avaliada a queixa da paciente e, em cima desta queixa, é realizada uma avaliação e com o paciente e montado um protocolo de tratamento. Na clínica Harmonic, existe uma infinidade de equipamentos que conseguem tratar praticamente todas as regiões do corpo, tanto rosto como as partes íntimas. Uma das opções é o Ultraformer para melhorar o colágeno nos grandes lábios; assim como os bioestímulos de colágeno. Para corrigir a assimetria fazemos uso do ácido hialurônico. Esses são alguns exemplos de tratamento.

Quando se busca tratar da estética da saúde do rosto esse tratamento é constante e permanente. No casa da estética da saúde íntima, o tratamento também deve ser assim?

É preciso entender que o envelhecimento não para. Não tem como dizer para paciente: você vai fazer isso e nunca mais vai envelhecer. Justamente pelo fato de o envelhecimento ser constante. Então, é preciso estar renovando, fazendo a manutenção desses procedimentos, e estes vão variar de pessoa para pessoa.

Para quem deseja realizar esse tipo de consulta, o que é preciso atentar na hora de escolher o profissional?

Acredito que essa escolha tem que vir associada. Na Harmonic temos uma equipe com ginecologista, dermatologista e fisioterapeutas para a avaliação e execução dos procedimentos. A associação das duas profissões é muito importante para conseguir os melhores resultados.