logo paraiba total
logo paraiba total

Maria da Glória: “Nosso objetivo maior é realizar um trabalho de educação nas comunidades paraibanas”

Presidente da AEMP explicou sobre a importância da entidade e contou sobre as ações beneficentes

16 de novembro de 2023

Fundada pela advogada Olga da Cunha Ramos, em 29 de abril de 1988, a Associação das Esposas dos Magistrados e Magistradas da Paraíba (AEMP) assiste entidades como: a AMEM, Vila Vicentina, Hospital Padre Zé, Hospital Napoleão Laureano, Associação Paraibana de Cegos, Lar da Providência, Casa da Criança com Câncer. A entidade participou, ainda, do Projeto Nacional do Sesi, denominado da Cozinha Brasil, que consistia em promover cursos na área gastronômica.

A AEMP participou da ação beneficente promovida pela Maison Guilhermina no último mês de outubro, em João Pessoa. Por ser uma entidade sem fins lucrativos, a AEMP conta com o trabalho e a dedicação de aproximadamente 100 mulheres e atualmente é presidida por Maria da Glória, que está na função há seis meses. Em entrevista ao Paraíba Total, Maria da Glória falou sobre a AEMP, o foco da associação e ações futuras. Confira:

O que é a AEMP e os objetivos?

É o braço social do Tribunal de Justiça da Paraíba, o TJPB. Então, nós fazemos campanhas em prol das entidades que precisam de suporte. Além disso, a associação busca também levar conhecimento ao pessoal da periferia, principalmente onde a AEMP está instalada, isso ocorre por meio de cursos profissionalizantes. Inclusive, este ano já foi realizado um curso de mecânica de motos ou dirigir direcionado para os meninos com problemas com a justiça, no caso, com menores.

A senhora está na presidência da AEMP há seis mesmo. Neste período, qual tem sido o diferencial da sua gestão e quais os trabalhos veem sendo desenvolvidos?

O nosso foco, não só o da gestão atual, mas os das que antecederam o objetivo maior do trabalho é a educação. O que se busca é levar a educação.

Como funciona a relação da AEMP com as empresas privadas?

Apesar de saber que as gestoras que me antecederam já faziam este tipo de parceria, para mim, isso é uma novidade. Fico encantada com a proposta de participar de encontros como esse, com a Maison Guilhermina para beneficiar o Hospital Napoleão Laureano, podendo assim, contribuir de algum modo para o tratamento de mulheres que estão passando pelo tratamento de quimioterapia.

Quais serão as próximas ações da AEMP?

Uma das próximas ações será o curso de tortas, doces e pizzas. Além disso, terão ações na área cultural, com um coral, onde senhorinhas. O coral tem sido uma das ações que tirado as mulheres de mais idade da tristeza e afastando-as desse sentimento que as deixavam oprimidas, é uma das ações da AEMP que traz um novo sentido de vida, para estas senhoras que foram acometidas por estes sentimentos que tomou conta de uma parte da sociedade ao longo da pandemia