logo paraiba total
logo paraiba total

Rosália Lucas: “O debate em torno de boas práticas nacionais e internacionais colocará a Paraíba em posição estratégica”  

Secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba fala ao Paraíba Total sobre a primeira edição do FOMTUR-PB

18 de maio de 2023

A Expo Turismo Paraíba, um dos maiores eventos do setor, acontece entre os dias 25 e 27 de maio, no Centro de Convenções em João Pessoa. Na programação está o Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo da Paraíba (FOMTUR-PB), que tem por objetivo promover a troca de conhecimentos e experiências, estimular a inovação e o desenvolvimento do setor, bem como o turismo ambientalmente sustentável e socialmente justo.

O Paraíba Total conversou sobre o FOMTUR-PB com a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, que trouxe um pouco do que é possível esperar para esta primeira edição do fórum. Confira abaixo:

Qual é o objetivo do Encontro de Prefeitos e Secretários Municipais de Turismo e Cultura que será realizado no dia 25. E qual a importância da Expo Turismo Paraíba para o Fórum?

O objetivo do FOMTUR-PB é promover a troca de conhecimentos e experiências, estimular a inovação e o desenvolvimento do setor, além de incentivar o turismo ambientalmente sustentável e socialmente justo. Vale ressaltar o ineditismo do evento. É a primeira vez que os secretários e dirigentes de turismo do estado da Paraíba terão a oportunidade de estarem reunidos em um só lugar para tratar dos temas mais relevantes do setor para nosso estado.

O que é o Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo da Paraíba (FOMTUR-PB)?

O FOMTUR visa reunir profissionais que estão na ponta da lança no processo decisório das políticas públicas, pela primeira vez, num só evento, com a finalidade de discutir o desenvolvimento social e econômico por meio do turismo.

Quem estará presente além dos secretários e dirigentes municipais de turismo?

O evento será uma excelente oportunidade não só para unir os secretários e dirigentes municipais de turismo, mas para aproximar os profissionais liberais e empresários e especialistas do setor de turismo. Também receberemos painelistas nacionais.

Quais são os principais temas que serão abordados durante o FOMTUR-PB?

Os debates da FORMATUR-PB abordam temáticas relacionadas ao setor de turismo na Paraíba e as principais discussões incluem desde questões estratégicas, como planejamento e gestão, até temas mais específicos, como marketing, tecnologia, sustentabilidade e tendências do mercado.

O que se espera alcançar com a realização do FOMTUR-PB em termos de desenvolvimento social e econômico por meio do turismo?

O evento não terá finalidades lucrativas, portanto, inscrição gratuita e aberta ao público interessado na temática. A difusão do conhecimento, de boas práticas e cases de sucesso será a tônica do encontro. Conforme estudo da Fundação Getúlio Vargas, encomendado pelo Governo do Rio de Janeiro, para cada R$ 1,00 real investido em Turismo e Eventos Culturais, retornam R$ 13,00 para os cofres públicos. O debate em torno de boas práticas nacionais e internacionais colocará a Paraíba em posição estratégica a partir da aquisição de conteúdo especializado e informações que poderão se transformar em novos projetos em âmbito municipal e estadual.  

Como profissionais liberais, empresários e especialistas do setor de turismo poderão contribuir para os debates e discussões?

O evento é aberto e cada painel terá ampla participação dos atores envolvidos na atividade turística, com destaque para os presidentes de IGRs (Instâncias de Governança Turística Regionais), compostos basicamente por profissionais liberais (voluntários em grande maioria) que assumiram o compromisso de serem atores do desenvolvimento de suas regiões à partir do turismo.

Quais são os principais desafios e oportunidades do mercado de turismo em 2023 que serão discutidos no FOMTUR-PB?

Os desafios de lidar com a Governança e transformá-la em aliada, considerando que muitos gestores têm dificuldade em lidar com a participação da sociedade civil organizada e o terceiro setor na consecução de metas coletivas. Lidar de maneira criativa e inclusiva, considerando ainda a redução dos impactos ambientais na atividade turística. Tudo isso com baixos orçamentos e dificuldade de aquisição de mão de obra qualificada, vez que o mercado privado costuma pagar salários mais atrativos. Lidar com as novas realidades competitivas do mercado altamente influenciado pelas mídias sociais e IAs (Inteligências Artificiais) sobretudo considerando uma competitividade entre destinos turísticos cada vez mais globalizada.

 Algo mais a acrescentar?

A Paraíba vive um de seus melhores momentos na atividade turística. O ano de 2022 apontou uma arrecadação de impostos federais de, aproximadamente, duas vezes o arrecadado em 2021 em franca recuperação ao que fora constatado na pandemia de covid-19. Este é o momento em que a Paraíba definitivamente coloca João Pessoa, Conde e Cabedelo no rol de destinos consolidados, ao mesmo tempo em que o interior do estado passa por um franco amadurecimento e estruturação de seus produtos turísticos. Esse é o momento de se inserir o turismo como um dos principais vetores de desenvolvimento da economia do estado.