Paraibano lança livro sobre o impacto da tecnologia na Publicidade
A obra pode ser adquirida no site da editora ou na Livraria do Luiz, em João Pessoa
24 de outubro de 2023
As tecnologias colocaram o modo de fazer publicidade em cheque. Surgiram ferramentas de automação, como Canva e ChatGPT, e novos protagonistas, produtores de conteúdo que não somente os publicitários. Os próprios clientes das agências (as marcas), os consumidores e os creators integram essa orquestra descrita em detalhes pelo autor Fellipe Rocha, na sua obra recém-lançada: Pensamento Orquestral – o palco da publicidade digital, os seus diferentes protagonistas e a quebra da hegemonia das agências.
O livro fala sobre a produção de conteúdo publicitário no ambiente digital. Trata-se de uma publicação voltada para profissionais da área da Comunicação e especialmente de Publicidade e Propaganda, além de pesquisadores e acadêmicos. Leitores em geral, de outras áreas de atuação e/ou que produzam seus próprios conteúdos no ambiente digital e queiram entender a tendência da prática para o futuro também podem se interessar pelo consolidado com a pesquisa do autor.
“Seguindo a metodologia da Teoria Fundamentada, o leitor é conduzido por um caminho inédito nos estudos da Publicidade e revolucionário no mercado criativo, ampliando o conhecimento sobre as chamadas ‘instâncias periféricas’, que são cliente, creator, criativo e consumidor”, explicou Fellipe Rocha.
“Esses produtores de conteúdo publicitário apresentados são as vozes dessa orquestra do ‘Pensamento Orquestral’. Descritos em detalhes, passam a disputar o campo profissional e desintermediar a relação das agências de publicidade com as marcas, graças ao domínio da Linguagem Publicitária Reflexiva e de ferramentas produtivas surgidas da evolução tecnológica da última década, especialmente as predefinidas”, concluiu.
Fellipe Rocha atua há mais de década como diretor de criação em agências. É publicitário, mestre e doutor em Comunicação. O seu livro é recém-lançado e resulta da tese de doutorado pela UFPE.
“Meu processo de escrita foi de muita dedicação e carinho pela temática. Tenho gratidão à academia por tudo o que foi desenvolvi nela. E já estou recebendo diversas devolutivas aqui na Paraíba, em Pernambuco, Distrito Federal, Goiás, São Paulo e Rio Grande do Sul, entre outros estados, ressaltando o ineditismo. É uma abordagem ousada, que desafia o mercado atual e, por isso, vai gerar curiosidade. Portanto, acredito alcançar um público ainda maior”, disse o autor.
O livro é publicado pela Editora Appris e está à venda no site editoraappris.com.br e também plataformas como Amazon, Livraria Leitura, Livraria da Travessa, Martins Fontes Paulista e Dois Pontos. A versão física pode ser encontrada na Livraria do Luiz, em Manaíra (Mag Shopping) e no Centro (Galeria Augusto dos Anjos), em João Pessoa. Além disso, tem exemplares disponíveis para consulta dos estudantes de Publicidade, na Biblioteca do Uniesp.