Wanderlust Aí Vamos Nós e o Carnaval no Brasil
Vanessa de Melo comenta a origem histórica da festa, destaca atrações como Bell Marques e É o Tchan em João Pessoa e questiona os leitores sobre seus planos para o feriado
4 de fevereiro de 2026
Olá Viajante! Como está o planejamento para a próxima viagem? Por aqui tudo pronto: roteiro com lugares culturais e instagramáveis, roupas separadas para as mochila e mala de mão (uma só infelizmente) sacos a vácuo a postos (roupa de inverno tem que colocar neles senão não cabe nada) e o destino logo vai tomando forma no dia do meu niver que está chegando. Ansiosa por um lugar novo: sim e muito feliz por mais esta realização de sonho.
A coluna Wanderlust Aí Vamos Nós de hoje vai tratar do feriado mais relacionado com o Brasil: o Carnaval! A folia do Momo é muito mais antiga do que se imagina, era uma festa pagã que simbolizava o fim do inverno e a fertilidade que foi adaptada pela igreja católica do latim carne vale (adeus à carne) como período que antecede os 40 dias da quaresma.
O Brasil, apesar de comemorar esse feriado muito depois da Europa, virou um ícone da festividade e o período de animação ultrapassa o feriado. Em algumas cidades, os blocos duram mais de 15 dias antes do Carnaval e seguem até a quarta-feira de Cinzas.
Para um Viajante que se preze podemos ter um período de tranquilidade, curtindo a paz num lugar afastado da folia ou a imersão nas principais cidades, com opções menos famosas, mas também muito animadas. Sempre lembro da minha João Pessoa que em 2026 terá programação do Folia de Rua com atrações como Bell Marques, Cláudia Leitte, Daniela Mercury, Alceu Valença e É o Tchan. Nunca esquecendo do Carnaval de Pernambuco, Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro que a cada ano se consolidam com mais blocos e dias de festa.
Outras cidades como São Luís no Maranhão, Florianópolis, em Santa Catarina também estão atraindo cada vez mais turistas nesta época do ano que une o calor do verão com os shows, muitas vezes gratuitos de artistas aguardados pelos foliões e fãs, não necessariamente que tocam os ritmos mais comuns do período carnavalesco como samba, marchinhas e axé. É o momento de mexer o corpo sem preconceitos.
É inegável que esse período é muito propício a viagens seja de carro, ônibus, avião e não possamos esquecer dos problemas que isso causa, por isso, paciência, não dirija depois de beber e divirta-se! Seja na folia ou descansando! Eu vou estar andando mais de 10km por dia conhecendo uma cidade nova, depois trago os detalhes.
E você, Viajante, o que você vai fazer neste Carnaval? Vai ficar em casa, sair para curtir a folia na sua cidade, viajar para perto, ou para longe? Me conta nos comentários!
A coluna Wanderlust Aí Vamos Nós de hoje fica por aqui! Até a próxima!

arquivo pessoal
Sobre Vanessa de Melo
Nascida em João Pessoa, na Paraíba, e hoje mora em Portugal. É jornalista, relações públicas, fotógrafa, social media e adora viajar. Já viajou para 7 países e quer fotografar e percorrer o mundo com você. Tem um perfil no Instagram @vanessa_viajante onde traz aventuras, fotos e dicas de viagem, além de estar aqui no portal Paraíba Total toda semana com uma coluna sobre turismo ao redor do mundo.