logo paraiba total
logo paraiba total
aquisição de alimentos
Foto: Carlos Augusto/Secom PB

Governo investe R$ 4 milhões em Programa de Aquisição de Alimentos na Paraíba

Nova etapa do PAA-CDS beneficiará 530 agricultores familiares em 22 municípios e distribuirá alimentos para entidades e famílias em vulnerabilidade

4 de dezembro de 2025

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), realizou nesta terça-feira, (2), no Assentamento Apasa, no município de Pitimbu, a solenidade de lançamento e assinatura de contratos que representam investimento superior a R$ 4 milhões, oriundos do Termo de Adesão junto ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

O Edital de Chamada Pública habilitou 530 produtores rurais em 22 municípios produtores, sendo 399 mulheres, 131homens, 127 jovens; 24 quilombolas; 3 indígenas; 127 assentados da reforma agrária; 479 cadastrados no CadÚnico e 86 entidades habilitadas como recebedoras.

O Programa de Aquisição de Alimentos com Compra e Distribuição Simultânea (PAA-CDS) reforça as finalidades de incentivo da agricultura familiar como forma de inclusão produtiva rural, promover a universalização da segurança alimentar e nutricional saudável, com foco nas famílias em situação de risco e vulnerabilidade social.

O PAA integra e visa fortalecer outros programas de transferência de renda como o Cartão Alimentação, o PAA-Leite, Tá na Mesa, os Restaurantes Populares e o Programa de Cisternas, previstos no III Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (III PLANSAN 2024-2027).

A secretária de Estado Desenvolvimento Humano (Sedh), Pollyanna Werton, destacou que o programa representa um importante marco nesta região e na Paraíba. “Assegura a compra de produtos da agricultura familiar, injetando recursos no setor rural. Essa ação dinamiza a cadeia econômica, impulsionando a produção e promovendo a permanência do homem no campo. Os alimentos produzidos são direcionados à cidade, onde o programa atua como uma iniciativa social, atendendo entidades e indivíduos que necessitam do apoio do Governo Estadual, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional. O governo, portanto, desempenha um papel duplo: no campo, adquire os alimentos, garantindo renda; na cidade, combate à fome, a pobreza e a desigualdade social. Este programa é fruto de uma parceria entre os Governo Federal e o governo da Paraíba”, explicou a secretária.

A prefeita da cidade de Pitimbu, Adelma Cristovão dos Passos, reafirmou a importância do Programa PAA para os agricultores, representando uma grande oportunidade. “É importante não apenas produzir alimentos, mas também de garantir a sua comercialização. O programa oferece a segurança de um retorno sobre o investimento, permitindo que os agricultores obtenham lucro e, consequentemente, que alimentos cheguem à mesa da população. Adicionalmente, o programa possibilita que os agricultores invistam ainda mais em suas plantações, gerando um ciclo virtuoso. As famílias beneficiadas pelo banco de alimentos terão a garantia de acesso regular a refeições. Estou muito contente com esta parceria”, comemorou a prefeita.

A agricultora Alexandra da Conceição Barbosa falou da importância do PAA para os produtores rurais. “Para nós, agricultores, o PAA é muito bem-vindo, pois sentimos a necessidade de um programa como este em nossas vidas. Fiquei muito feliz em saber que vocês estavam organizando o programa em nosso benefício. Agradeço a Deus por tudo que tem sido feito por nós. O programa chegou no momento certo, pois precisamos desse apoio financeiro. Ele contribuirá para a compra de insumos, como sementes e adubos, essenciais para a produção. O programa é muito útil em nossas vidas”, afirmou emocionada.

Fonte: Secom PB