logo paraiba total
logo paraiba total
paa leite
Foto: Mano de Carvalho/Secom PB

Governo do Estado implanta Programa de Aquisição de Alimentos Leite em cidades do Brejo paraibano

O programa de aquisição de leite beneficia 700 famílias em Cacimba de Dentro, Araruna, Dona Inês e Duas Estradas, garantindo segurança alimentar

21 de fevereiro de 2025

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), implantou, nessa quinta-feira (20), o Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade Leite (PAA-Leite) nos municípios de Cacimba de Dentro, Araruna, Dona Inês e Duas Estradas. Agora, 89 cidades da Paraíba estão contempladas com o Programa.

As famílias beneficiadas desses quatro municípios receberão, semanalmente, até cinco litros de leite de cabra, que irão ajudar no combate à insegurança alimentar.

A secretária estadual do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Werton, destacou a importância do alimento para as famílias. “Foram quase 700 famílias atendidas, que a gente chega com o leite de qualidade, de alto valor proteico, nutritivo e isso garante a segurança alimentar e nutricional. E, por outro lado, na zona rural a gente fomenta circuitos econômicos locais”.

A gerente executiva do PAA-Leite, Telma Virgínia, reforçou o quanto essa compra e entrega do leite às famílias em vulnerabilidade social validam os principais objetivos do Programa. “Esse leite vem de um laticínio novo que chega ao Programa de uma cooperativa e então conseguimos chegar aos dois principais objetivos do programa: o fomento à economia do pequeno produtor e o combate direto à fome”, reforçou.

Augusto Belarmino de Sousa, proprietário da cooperativa localizada em Casserengue, responsável por industrializar o leite, detalhou o processo. “O leite vem de Barra de Santa Rosa, Picuí, Damião e Sossego e aqui em Casserengue é pasteurizado e envasado para depois ser distribuído semanalmente para as famílias”, pontuou.

A chegada do leite deixou várias mães das quatro cidades mais tranquilas. É o caso de Ana Maria Matias de Araújo, moradora de Dona Inês, desempregada e mãe de quatro filhos. “Com certeza esse leite vai ser muito bem-vindo porque eu tenho quatro filhos pequenos”.

Fonte: Secom PB