logo paraiba total
logo paraiba total
vanessa de melo
Foto: Arquivo Pessoal

Wanderlust Aí Vamos Nós e o turismo em 2025

Vanessa de Melo fala sobre como o ano promete crescimento, mas exige um turismo mais inclusivo, sustentável e democrático para todos os viajantes

7 de janeiro de 2025

Olá Viajante! Como está o planejamento para a próxima viagem? Desejo que esteja cheio de desejos e uma lista enorme de lugares para conhecer e revisitar. É bom ter muitas opções, mesmo que não consigamos tudo, pelo menos nos empenhamos para viver as melhores experiências de cada um dos eleitos.

O ano de 2025, como já havia dito anteriormente, está cotado para ser o melhor da história e até entramos em platô, o setor do turismo estará em crescimento e desenvolvimento por muitos anos mais. Temos então um ponto positivo, mas também temos negativos.

O negativo é que nem todos os destinos estão preparados para receber um número cada vez mais crescente de turistas e algumas infra estruturas começam a reclamar como o trânsito, limpeza e espaços públicos.

Em alguns casos sou a favor do controle da entrada de pessoas como acontece em ilhas e reservas naturais, no entanto, essa limitação em alguns casos está sendo feita, na minha opinião, de forma errada. Eu explico: limitação de número de pessoas não pode ser através de aumento de taxas e valores de experiências como museus. É tão complicado sonhar com um destino e descobrir que tudo que você deseja conhecer ficou mais caro e não há melhoras em nada que justifique aquele acréscimo, apenas a vontade de me afastar cobrando cada vez mais dinheiro. Isso atrapalha muito, principalmente quem tem pouco dinheiro para investir em viagens, mas deseja e tem o direito de viajar, famílias numerosas que gostariam de visitar muitos lugares e não conseguem porque o valor fica muito alto.

Acredito que o controle de visitantes pode ser feito de outras formas como limitação de número de voos, ônibus e trem para aquele destino. Outra medida que também não concordo é a redução de licenças para alojamentos e hotéis. Se cada vez mais tivermos menos lugares para nos hospedar, mais caro será dormir naquela cidade. Fator que inviabiliza viagens ao invés de ajudar. Quem tem mais dinheiro para viajar vai seguir a vida e quem não tem não vai conseguir. Isso não é controle de número de turistas e sim uma escolha de perfil de viajante que só privilegia quem possui mais condições financeiras, algo injusto. O turismo mundial deve rever como trata os viajantes urgentemente.

O turismo em 2025 vai ser o mais caro da história devido ao seu crescimento e a forma desigual do setor elevar seus lucros. Não sendo algo sustentável e que pode ocasionar um afastamento de muitos viajantes a alguns destinos. É preciso repensar valores que sejam justos e economicamente atraentes para ambos os lados.

O ano também terá o desenvolvimento de muitos tipos de vertentes como o de esporte, natureza, enoturismo e turismo rural, exatamente por serem ainda menos procurados que destinos de praia no verão, neve e serra no inverno, além de shows em algumas cidades do mundo. E por falar em esporte, a corrida está em alta e muitas pessoas estão conhecendo o mundo através das competições, uma forma de unir paixões.

Sem dúvida teremos a consolidação do turismo como um forte setor da economia que tem muitos agentes envolvidos, algo que pensamos que possa ser positivo para democratizar as viagens e que mais pessoas se tornem viajantes em 2025. Sou muito esperançosa e acredito que até nós vamos viajar mais e você viajante o que achas?

Meu desejo é que mais pessoas possam viajar em 2025 e para mais lugares, principalmente perto de onde vivem e que muitas vezes negligenciamos. Nossa grama pode ser tão ou mais verde que a do vizinho e pode nos surpreender de muitas maneiras.

A coluna Wanderlust Aí Vamos Nós de hoje fica por aqui, semana que vem tem mais informações, reflexões, dicas e muito mais! Até lá Viajante!

Sobre Vanessa de Melo

Nascida em João Pessoa, na Paraíba, e hoje mora em Portugal. É jornalista, relações públicas, fotógrafa, social media e adora viajar. Já viajou para 7 países e quer fotografar e percorrer o mundo com você. Tem um perfil no Instagram @vanessa_viajante onde traz aventuras, fotos e dicas de viagem, além de estar aqui no portal Paraíba Total toda semana com uma coluna sobre turismo ao redor do mundo.

Fonte: Vanessa de Melo