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Foto: Freepik

Dia do cliente: o que significa essa data para o comércio brasileiro?

Comemorado em 15 de setembro data é uma oportunidade para o comércio brasileiro atrair clientes com promoções e ações especiais.

17 de setembro de 2024

Você já ouviu falar no Dia do Cliente? Essa data, comemorada no dia 15 de setembro, criada no Rio Grande do Sul no ano de 2003, está presente no calendário nacional e é uma grande oportunidade para movimentar o comércio, pois – por não haver nenhuma data comemorativa no mês – não há nenhum tipo de comemoração ou promoção sazonal no período.

João Carlos Rego, especialista em Marketing e Recursos Humanos, criou a data com o objetivo de ter um dia específico para fazer homenagens e concentrar ações de valorização para o foco de toda relação de consumo, o cliente. Para este dia, o comércio prepara promoções, descontos, ações e ativações de marca para atrair a atenção do público, e, assim, compensar o vazio comercial existente no mês de setembro.

As ações do Dia do Cliente representam uma parcela significativa do trabalho, pois é o momento de ativar todos os mecanismos possíveis para conversar com o cliente já fidelizado à empresa e também mostrar para o novo a experiência que ele terá com a empresa. Emanuelle Rocha, Diretora Comercial de uma rede de uma farmácia de manipulação, afirma: “a gente intensifica o trabalho que é feito em outros meses. Entramos em contato com os clientes que fazem parte da nossa comunidade para falar sobre as vantagens que existem para ele no mês de setembro. Fazemos isso de modo personalizado e de acordo com os hábitos de consumo de cada um. É importante que cada cliente veja o que a empresa tem disponível de promoção e benefício.”

Os empresários, no mês de setembro, preparam as ações que se materializam por meio de cupons de descontos, cashback, ofertas de amostras e brindes, além de recompensa pela fidelidade do cliente. No ramo farmacêutico, os desafios são dobrados e exigem esforços maiores para a vinculação dos produtos e serviços aos comerciais e às ações de marketing da data, pois há a obediência a um severo código de ética. Para Mariana Soares, Diretora Administrativa, o segmento de farmácias de manipulação reforça ainda mais o trabalho que já é desenvolvido com o cliente. Ela afirma que “ações e datas como as do Dia do Cliente, por exemplo, endossam ainda mais a atenção e o atendimento individualizado que já são típicos do setor.” Perguntada sobre os desafios de se adaptar a uma data como esta, ela responde que “os desafios para atingir o público, ainda que existam, são mínimos, uma vez que, para ter um cliente na sua comunidade de produtos manipulados, é necessário que a dedicação e atenção total ao cliente, além de atendê-lo bem, deva fazer parte da rotina independentemente da data.”

Fonte: Assessoria