logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Arquivo Pessoal

Wandertust Aí Vamos Nós e como aproveitar o período universal de férias escolares

Vanessa de Melo dá dicas para aproveitar as férias escolares com viagens locais e culturais, destacando a Rota Cultural Caminhos do Frio

3 de julho de 2024

Olá viajante! Como está o planejamento para a próxima viagem? Desejo que estejas animado, até porque, as férias escolares universais chegaram e todos os que estudam ou têm filhos em idade escolar estarão no mesmo barco que você e a pergunta é: como se divertir quando todos também vão estar de férias?

Eu lembro quando frequentava a escola e que as férias eram muito aguardadas, mas não porque iria viajar, não tinha condições financeiras para isso, mas dava meu jeito. Íamos para a praia, casa de parentes em outras cidades próximas, e a viagem maior era lendo ou brincando, no mundo da imaginação. Para quem tem a oportunidade de mudar de ares recomendo muito.

Sempre penso que as viagens não precisam ser necessariamente para longe, acredito que é super válido conhecer sua cidade, pontos de interesse museus. É a maneira mais econômica de aproveitar as férias já que não vai ter custos com hospedagem e transporte.

Muitos vivem a vida toda numa localidade e nunca foram num museu ou evento cultural por exemplo, não seja essa pessoa. Aprecie o que tem perto de você viajante, vire um embaixador da cidade que vive, dos lugares que conheceu e recomende. O Viajante boa gente vai fazer críticas e avaliações para ajudar outro viajante a conhecer aquele lugar que você conhece.

Além das viagens a destinos próximos, também há aquelas opções que ficam mais afastadas dos grandes centros que possuem experiências diferenciadas. Geralmente, apesar de não terem os mesmos apelos de destinos famosos, essas localidades têm vivências incríveis e menos procuradas. Fuja do óbvio e curta coisas novas.

Na Paraíba, por exemplo, recomendo a Rota Cultural Caminhos do Frio. Cada semana uma cidade será a sede e vai promover momentos super agradáveis fora do eixo praias. Eventos gastronômicos, culturais e de shows deixam marcas no coração dos viajantes.

Me lembro quando fui à Areia, uma das cidades da Rota, onde fizemos uma visita aos pontos de interesse, fizemos uma refeição maravilhosa com comida regional, depois um tour numa produção de cachaça e no final, depois de um chá da tarde, tivemos uma oficina de cerâmica. Foi muito bom! A noite ainda teve show na praça principal. Adoramos. Em uma outra oportunidade, tivemos uma outra programação e cada vez que vamos à Areia nos encantamos com tantas coisas que podíamos fazer.

Se permita viajante! visite locais diferentes e viva experiências novas, mesmo que a cidade já seja uma velha conhecida. Dê chance a destinos menos lotados a fim de que possa realmente curtir e não ficar em pé por horas para viver poucos momentos de satisfação e muitos aborrecimentos.

Penso que lugares mais famosos merecem a visita, mas talvez não nessa época, se mesmo assim optar por esta escolha, saiba que vai pagar mais caro para não viver tudo que aquele destino pode oferecer.

Deixo aqui essas dicas para você viajante tentar aproveitar da melhor maneira esse momento de folga da rotina diária, seja sozinho, em família ou com amigos. Acredito que planejando todos os destinos são válidos, tudo depende daquilo que desejas viver, as experiências e memórias que vai guardar na mente e no coração. Desejo que sejam ótimas recordações de férias.

A coluna Wanderlust Aí Vamos Nós de hoje fica por aqui, semana que vem tem mais! Até lá!

Sobre Vanessa de Melo

Nascida em João Pessoa, na Paraíba, e hoje mora em Portugal. É jornalista, relações públicas, fotógrafa, social media e adora viajar. Já viajou para 7 países e quer fotografar e percorrer o mundo com você. Tem um perfil no Instagram @vanessa_viajante onde traz aventuras, fotos e dicas de viagem, além de estar aqui no portal Paraíba Total toda semana com uma coluna sobre turismo ao redor do mundo.

Fonte: Vanessa de Melo