logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Divulgação

Poesia inspira defensor público na busca por justiça e direitos a quem não tem

Fabiano Nóbrega destaca-se na assistência jurídica e promove filantropia em Santa Luzia

28 de fevereiro de 2024

Pessoas carentes em busca de justiça e direitos básicos têm na Defensoria Pública da Paraíba uma fonte de auxílio. Defensores públicos como Fabiano Liberalino da Nóbrega dedicam-se de forma vocacionada à missão de proporcionar assistência jurídica. Em um caso emblemático, Nóbrega utilizou versos em uma petição judicial de revisão de alimentos que estava sem resposta há 4 anos, sensibilizando o juiz  da Comarca de Pilar e o Ministério Público, que atenderam ao pedido.

Apesar de ter tempo para se aposentar voluntariamente, Nóbrega continua atuando como titular da 7ª. Vara Criminal da Capital, além de cumular responsabilidades na 1ª Vara Criminal e a Penitenciária “Des. Silvio Porto”. Ele concluiu seu mandato à frente da Associação Paraibana dos Defensores Públicos, sendo também diretor nacional dos aposentados da ANADEP.

Filantropia

Fora do ambiente jurídico, Nóbrega tem o projeto filantrópico de reunir suas escritas poéticas em uma coletânea, com a intenção de distribuir a renda a instituições de abrigo de idosos, como a “Casa de Lázaro” em Santa Luzia e o Hospital Padre Zé em João Pessoa.

Durante entrevista ao canal do jornalista Cândido Nóbrega, o defensor público expressou sua forte ligação com Santa Luzia, sua cidade natal, destacando a importância do local em sua vida e o amor que seus filhos e descendentes cultivam pela região.

Mais um significado

Além disso, Nóbrega ressaltou o significado acrescentado à sua propriedade com a chegada da energia solar. “Foi a união, poderíamos dizer, do útil ao agradável. A energia solar veio para o Vale do Sabugi para enriquecer cada vez mais Santa Luzia, a nossa região. Veio trazendo mão-de-obra, empregos, renda, fomentando a economia e favorecendo proprietários rurais que foram atingidos pelos parques solares”, afirmou.

Pioneirismo e amplitude de desenvolvimento

O Grupo Rio Alto Energias Renováveis, responsável pela implantação de usinas solares no “Canadá”, considera Santa Luzia um dos maiores parques solares do estado. O desenvolvimento impulsionado pela chegada das energias solar e eólica na região é notável, impactando cidades como Patos, a mais de 300km de distância, onde profissionais do setor se tornam mensalistas de hotéis devido à manutenção das torres eólicas.

Confira os versos da petição

A menor L.R., aqui bem representada, pela sua genitora, ambas já qualificadas Requereu neste Juízo, a ação ora em comento, que cuida de um pedido – REVISÃO DE ALIMENTOS.

Já se passaram quatro anos, processo distribuído, não obteve resposta, daquilo que tinha pedido. E, para que não fique, a marca da incerteza, vem pela Defensoria, rogar uma maior presteza.

Conforme escrito está na peça ainda em uso, em junho do ano 12, fez-se o pedido augusto. Entramos no ano 16, junho chegou novamente. É de causar surpresa – processo ainda concluso.

A requerente, Doutor, não pede nada de anormal. Somente que movimente a prestação jurisdicional. Impulsionando-se o feito, com despacho a contento. Para assim se revisar valores de alimentos.

O que precisa! É quase nada. Por isso vem com vênia e respeito, pelo seu Defensor Público Rogar um novo rumo ao feito.

Não custa nada pedir, atenda o nosso pedido, sacia a sede de justiça, de um povo tão sofrido, apenas um simples despacho, “Cite-se, conforme requerido”.

Pedindo escusas pelos versos, que dá forma ao pedido Espera ser acatado Juntada e DEFERIDO.

Fonte: Assessoria