
Curso sobre relações comerciais no turismo prepara agências para marca coletiva na Paraíba
Capacitação integra ações de fortalecimento da Rede de Agências de Receptivo com foco em marketing, inovação e comercialização digital
21 de maio de 2025
Encerra-se nesta quarta-feira (21) o curso “Relações Comerciais no Turismo”, realizado pelo Sebrae-PB no Centro de Educação Empreendedora desde 19 de maio. A iniciativa preparou empresários de agências de turismo para integrar a Rede de Agências de Receptivo da Paraíba, com foco no desenvolvimento de uma marca coletiva que amplie credibilidade, competitividade e parcerias no mercado.
Esse curso é uma das ações para o fortalecimento do processo de relações comerciais e autodesenvolvimento dos negócios.
Estrutura do Curso
Com conteúdo prático e alinhado às demandas do setor, o programa abordou:
- Definição das relações comerciais no turismo
- Principais atores nas relações comerciais
- Tipos de relações comerciais
- Estratégias de marketing e vendas
- Negociações e paracerias
- Desafios nas relações comerciais
A seguinte ação será um planejamento estratégico para a Rede de Agências de Turismo Receptivo da Paraíba coordenada pelo SEBRAE-PB. Outra ação será a consultoria de solução inovadora, voltada à transformação digital e à ampliação da visibilidade comercial das experiências turísticas da Paraíba. Compreende ações de curadoria especializada, tecnologia de e-commerce e ferramentas de gestão para os empreendimentos de turismo receptivo. A consultoria destaca a importância de inserir os produtos turísticos, em uma plataforma digital robusta, que otimiza a jornada do turista e conecta a oferta de experiências autênticas da Paraíba a novos mercados. A iniciativa visa fortalecer a comercialização online, promover a inovação para as Agências de Turismo em Rede e apoiar o posicionamento da Paraíba como um destino competitivo, colaborativo, criativo e conectado.