
Molotov Negócios expande ações para a PB com programação gratuita para fortalecer economia criativa
Evento ocupa Campina Grande e João Pessoa em maio com programação ligada ao mercado da música
24 de abril de 2025
O Coquetel Molotov Negócios chega à Paraíba com uma programação gratuita que mistura tradição, inovação e profissionalização no setor cultural. Entre os dias 17 de maio e 1º de junho, as cidades de Campina Grande e João Pessoa recebem oficinas, painéis, laboratórios criativos e showcases com foco no fortalecimento da economia criativa e da cena musical independente.
O evento é gratuito e reúne nomes de peso do setor cultural nacional, como Milton Cunha (carnavalesco e apresentador), Eliane Dias (Boogie Naipe/Racionais MC’s), Fioti (Laboratório Fantasma), Cátia de França, Chico Correa, além de representantes da Deezer, Natura, Itaú Cultural, Festival de Parintins, Estação Primeira da Mangueira e do Galo da Madrugada.
Com patrocínio da AeC via Lei Rouanet e realização da Coda Produções em parceria com o Ministério da Cultura, a edição 2025 do Coquetel Molotov Negócios em Campina Grande terá um olhar especial para as quadrilhas juninas, uma das expressões culturais mais potentes do Nordeste. A proposta é discutir e fomentar soluções criativas para a sustentabilidade de manifestações populares, promovendo encontros entre tradição e contemporaneidade.
“Esse patrocínio reflete o compromisso da AeC com o desenvolvimento das regiões onde atuamos. Fomentar o setor cultural é um dos principais meios de colaborar com esse desenvolvimento”, afirma Flávia Tomagnini, Diretora Jurídica e Compliance Officer da AeC.
Programação
Nos dias 17 e 18 de maio, o evento ocupa o Museu de Arte e Ciência de Campina Grande com painéis e oficinas voltadas à profissionalização das quadrilhas juninas. A programação traz desde debates sobre políticas públicas com representantes do Ministério da Cultura até laboratórios imersivos com foco em inovação, além de participações de nomes como Milton Cunha, que comanda o painel “Narrativas, Estética e Paixão”.
Além disso, representantes de grandes festas populares, como o Carnaval do Rio, o Festival Folclórico de Parintins (AM) e o Galo da Madrugada (PE), estarão reunidos para compartilhar experiências e modelos de gestão.
A partir do dia 30 de maio, a capital João Pessoa recebe três dias de programação intensa que conecta artistas, produtores e instituições. Serão oficinas, painéis e showcases distribuídos por espaços como o Hotel Globo, IAB, Vila do Porto, Balaio e Na Garagem Discos.
Entre os destaques da programação em João Pessoa, estão a participação de Eliane Dias, empresária dos Racionais MC’s, que comanda o talk “Da Arte ao Negócio”, além do painel “Horizontes para a Música Independente”, que reúne Fioti, Sandra Belê, Seu Pereira e A Fúria Negra para discutir os caminhos da cena musical atual. A Deezer marca presença com uma oficina voltada a estratégias digitais para artistas, conduzida por Helena Gaia e Romar Sattler, enquanto outras atividades abordam temas como o uso da inteligência artificial na produção musical, o TikTok como ferramenta de visibilidade artística, a gestão de direitos autorais e as possibilidades de circulação internacional na música eletrônica. A programação inclui ainda rodadas de pitching entre artistas autorais e profissionais do mercado, além de uma série de showcases gratuitos no Largo de São Frei Pedro Gonçalves.
Além de nomes já consolidados, a programação também aposta em novas vozes e criadores de cena, com a presença de coletivos, iniciativas periféricas e produtoras independentes da região.
“O Coquetel Molotov Negócios tem como objetivo fomentar cenas, desde a cena musical com a qual estamos mais conectados — como a independente, o indie, o rock alternativo e os movimentos das periferias — até expressões da cultura popular. Pela primeira vez, criamos uma programação com foco nas quadrilhas juninas, como é o caso de Campina Grande, onde vamos realizar uma imersão e sair com uma carta aberta construída pelas próprias quadrilhas. Já em João Pessoa, nosso objetivo é jogar holofotes sobre os talentos da cena musical local, criando conexões com festivais, curadores e marcas do Brasil inteiro”, destaca Ana Garcia, diretora do Coquetel Molotov.
As inscrições para participar das oficinas e atividades estão abertas até o dia 30 de abril, por meio de formulário online.

