
Wanderlust Aí Vamos Nós e o crescimento do turismo
Vanessa de Melo analisa o boom do setor e reflete sobre infraestrutura, preços e preservação ambiental como fatores-chave para o desenvolvimento
16 de abril de 2025
Olá Viajante! Como está o planejamento para a próxima viagem? Desejo que esteja animado com o super feriado que chega na sexta!
Nós vamos a um evento super importante e confraternizar a Páscoa, momento muito especial no calendário religioso, e você viajante qual será a programação?
Antes de fazer as malas e sair de casa, convido você Viajante a ler e refletir sobre a coluna Wanderlust Aí Vamos Nós de hoje onde trago a reflexão sobre o crescimento do turismo e o que é preciso para fazer dar certo sem trazer danos e ainda deixar um legado para quem vive naquele destino.
O turismo global está em plena ascensão e os principais motivos são a recuperação econômica e o aumento de ofertas e demanda por experiências autênticas e sustentáveis.
Aqui em Portugal, onde moro há 5 anos, é possível sentir que o setor turístico mantém sua trajetória de crescimento, com previsões indicando um aumento de 9% nas receitas, segundo o site ekonomista.pt. Esse avanço reflete não apenas a atratividade do país como destino, mas também os esforços estratégicos para fortalecer a infraestrutura e a oferta turística. E não é só ele que está bombando. Brasil está no radar de buscas, assim como países do Caribe e África devido aos preços atrativos para os europeus e americanos.
A Melhoria da oferta turística com uma maior diversificação de experiências e a modernização dos serviços têm sido fundamentais. A divulgação nas redes sociais e internet de um modo geral, feiras especializadas deram a conhecer muitas atividades antes desconhecidas.
Outro fator importante, que no Brasil ainda é muito deficitário, é a melhoria nas infraestruturas, para atender primeiramente os moradores e depois os visitantes, Mais e melhores estradas, número de voos para ligações entre as diversas regiões. É preciso ter mais conectividade e mobilidade dentro do país e para outros países.
Não ter preços mais atraentes é outro problema no Brasil , Na Europa é bem mais acessível viajar. As vezes é mais barato viajar para o exterior que dentro do Brasil
Desafios a serem enfrentados
Apesar das perspectivas positivas, o setor enfrenta desafios importantes:
Escassez de mão de obra qualificada: A necessidade de profissionais capacitados continua sendo um obstáculo ao crescimento sustentável.
Pressão sobre os recursos naturais: O aumento do fluxo turístico exige uma gestão eficiente para evitar impactos ambientais negativos.
Inflação e aumento de preços: A competitividade do destino pode ser afetada pelo custo elevado dos serviços turísticos.
Perspectivas para o futuro
O crescimento do turismo em 2025 representa uma oportunidade para consolidar o setor como um dos mais rentáveis da economia , no entanto, para garantir um desenvolvimento sustentável, é essencial investir em infraestruturas, inovação, qualificação profissional e estratégias de preservação ambiental. Com uma abordagem equilibrada, o turismo pode continuar a ser um motor econômico e social para o país.
E você Viajante, o que acha que o turismo precisa para continuar crescendo e fazendo a diferença na economia?
A coluna Wanderlust Aí Vamos Nós de hoje fica por aqui, semana que vem tem mais! Até lá!

