logo paraiba total
logo paraiba total
tecnologia, representatividade feminina
Foto: Freepik

Governo lança editais do Paraíba Sem Fronteiras com oportunidades internacionais para pós-graduação

Bolsas variam de 1 a 6 meses e são voltadas para mestrado, doutorado e pós-doutorado sanduíche

9 de abril de 2025

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) e a Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), lançou, nessa terça-feira (8), dois novos editais do Programa Paraíba Sem Fronteiras (PBsF), voltados para alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado sanduíche.

Os selecionados no edital poderão realizar parte da sua pesquisa em instituições estrangeiras. O período das bolsas varia entre 1 e 6 meses, a depender do nível acadêmico.

As inscrições estarão abertas de 14 a 30 de abril de 2025, até às 17h, pelo site da Fapesq. A documentação exigida varia conforme o edital, então é importante ler tudo com atenção antes de enviar a candidatura.

No caso do edital voltado a mestrado e doutorado sanduíche, os candidatos devem estar regularmente matriculados em cursos de pós-graduação das instituições parceiras do programa: UFPB, IFPB, UEPB, UFCG, Facene/Famene e Unipê.

Já o edital de pós-doutorado sanduíche é para quem concluiu o doutorado há até 5 anos e, atualmente, tem vínculo ativo com alguma das instituições mencionadas. O objetivo é proporcionar uma vivência internacional que contribua para o desenvolvimento de pesquisas mais qualificadas.

O destino pode ser qualquer país do mundo, desde que a instituição de acolhimento seja reconhecida por sua excelência na área de estudo do candidato. Também é necessário apresentar carta de aceite da instituição estrangeira e comprovar proficiência no idioma exigido, através de uma Declaração de Reconhecimento da Fluência Linguística, o modelo está disponível em anexo nos dois editais.

Fonte: Secom PB