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Foto: Ministros Fávaro, Costa Filho e Renan Filho apresentam projetos em execução pelo Governo Federal/ Agência gov

Melhores rodovias e portos: Governo anuncia plano de escoamento da safra 2025

Colheita recorde tem qualidade recorde dos principais corredores do agro; investimento do Ministério dos Transportes em 2025 vai alcançar R$ 4,5 bilhões

7 de fevereiro de 2025

A maior colheita de grãos da história do Brasil será escoada por rodovias e portos que nunca foram tão bons como agora. Nesta quarta (5), os ministros dos Transportes, Renan Filho, da Agricultura, Carlos Fávaro, e dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participaram de cerimônia de lançamento do Plano de Escoamento da Safra 2025.

O plano, que integra o Novo PAC, prevê investimentos robustos para garantir que a produção agrícola brasileira em 2025, estimada em 322,47 milhões de toneladas, seja transportada com mais eficiência e menor custo, fortalecendo a competitividade do agronegócio nacional. Essa estimativa representa um aumento de 8,3% da produção, comparada à safra anterior.

Já em 2024, os corredores do agro receberam do Ministério dos Transportes investimento maciço: foram R$3,6 bilhões em melhorias nas rotas por onde passaram cerca de 298 milhões de toneladas de alimentos como arroz, feijão, soja e milho, destacou o ministro Renan Filho. Segundo ele, o comércio interno e externo é amparado pelo aperfeiçoamento contínuo da infraestrutura.

“O Brasil cresce em exportação porque tem infraestrutura de qualidade. E esse é um desafio nosso, porque a safra vai aumentar ainda mais”, afirmou Renan Filho. Para garantir um escoamento eficiente e seguro dessa safra, o ministério investe “pesado”, segundo o ministro: R$4,5 bilhões devem ser aplicados para reduzir os custos logísticos e fortalecer a competitividade do Brasil no mercado agrícola internacional. Para se ter uma ideia, em 2022, último ano do governo anterior, o investimento foi de apenas R$1,98 bilhões.

Integradas ao Novo PAC, as principais obras de recuperação e melhoria das rodovias federais estarão concentradas em dois eixos estratégicos: o Arco Norte e o Corredor Sul e Sudeste, fundamentais para a logística do agronegócio brasileiro. “O centro gravitacional da produção agrícola mudou, saiu do Sul e migrou para o Mato Grosso, a infraestrutura precisou toda ser deslocada”, comentou o ministro dos Transportes.

O ministro de Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reforçou a importância da iniciativa para o escoamento da safra. “A gente não dá a dimensão e o valor da força brasileira, da força de empresários, da produção agrícola, da infraestrutura, de construção de obra, de empresários que acreditam em concessões, empresários que acreditam no crescimento desse país e estão fazendo as coisas acontecerem. O resultado disso é o crescimento da economia, é o crescimento das oportunidades” disse.

Sílvio Costa Filho, titular de Portos e Aeroportos, também foi otimista: “Vivemos um dos melhores momentos da economia, com equilíbrio das contas públicas, retomada da confiança do mercado financeiro e a aprovação da reforma tributária no ano passado, que criará um ambiente mais favorável para novos investimentos no Brasil”, afirmou

Obras e investimentos

As rodovias que compõem o chamado Arco Norte, citadas por Renan Filho, receberão um reforço nos investimentos, que saltarão de R$2 bilhões para R$2,6 bilhões. Esses recursos serão destinados à melhoria da malha rodoviária e à conclusão de obras estruturantes.

“No governo anterior, apenas 52% das rodovias do Arco Norte eram consideradas boas, mas, desde 2023, com investimento do Governo Federal, esse cenário vem mudando: agora são 83% em boas condições e apenas 3% em estado crítico. Isso reflete o avanço na qualidade da infraestrutura rodoviária brasileira”, detalhou Renan Filho.

Já Costa Filho apresentou os projetos em andamento em sua área, com destaque para projetos voltados para a melhoria da infraestrutura logística na região Norte, incluindo:

•Implantação de um terminal de cargas no Porto-Cidade de Porto Velho (RO)

•Ampliação e modernização do Porto de Porto Velho (RO)

•Estudos e projeto para recuperação do cais flutuante do Porto de Porto Velho (RO)

•Implantação de um terminal de cargas no Porto-Cidade de Santarém (PA)

•Ampliação do terminal da Cargill Agrícola S.A. no Porto de Santarém (PA)

Fonte: Agência Gov