Experiências sustentáveis e economia compartilhada: multipropriedade atrai Geração Z
A multipropriedade cresce no Brasil e no mundo, impulsionada pela Geração Z, que já representa cerca de 50% dos clientes do Amazon Parques & Resorts, maior complexo turístico e hoteleiro com temática amazônica do mundo
5 de fevereiro de 2025
A multipropriedade tem se consolidado como uma alternativa moderna e acessível para quem busca um imóvel de lazer sem os custos integrais de manutenção. Com a Geração Z emergindo como principal força de consumo, o setor de turismo e hospitalidade tem se adaptado para atender a um público que valoriza acesso em vez de posse exclusiva e busca soluções mais flexíveis. Composta por pessoas nascidas entre 1995 e 2010, essa geração já influencia diretamente novos modelos de negócios. Segundo o relatório “A Era da Adaptabilidade”, do ManpowerGroup, até 2030, a Geração Z representará 58% da força de trabalho global, tornando-se o principal grupo econômico a impulsionar novas formas de consumo.
Esse perfil se encaixa diretamente no modelo de multipropriedade, que segue em forte expansão dentro da economia colaborativa, setor que tem projeção de movimentar até o final de 2025 US$ 335 bilhões no mundo, segundo a PwC (PricewaterhouseCoopers), uma das maiores consultorias globais em auditoria e inteligência de mercado. No Brasil, a multipropriedade registrou VGV (Valor Geral de Vendas) de R$ 79,5 bilhões entre abril de 2023 e abril de 2024, crescimento de 33% em relação ao período anterior, conforme pesquisa da Caio Calfat Real Estate Consulting. No Amazon Parques & Resorts, maior complexo turístico e hoteleiro com temática amazônica do mundo, localizado na cidade catarinense de Penha, perto do Beto Carrero World, a Geração Z já representa cerca de 50% dos clientes, o que reforça o interesse desse público por experiências inovadoras e modelos de hospedagem compartilhados.
O empreendimento será operado pela Wyndham Hotels & Resorts, maior franqueadora hoteleira global, com mais de 9 mil hotéis em 95 países. Além da acessibilidade na aquisição do imóvel de lazer com uma pequena entrada e financiamento direto com o Amazon, a marca trará para Penha, Santa Catarina, a primeira operação Wyndham Garden do Sul do Brasil, que vai garantir um padrão internacional de hospitalidade e serviços. “A nova geração busca flexibilidade, acesso e experiências autênticas. O conceito da multipropriedade aliado à gestão da Wyndham Hotels & Resorts transforma o Amazon Parques & Resorts em uma opção de alto padrão, com todas as facilidades que esse público deseja”, afirma Roberto Kwon, presidente do empreendimento.
O projeto, atualmente em construção, terá mais de 20 mil m² de área construída, incluindo cerca de 200 apartamentos, 420 leitos e 9 mil m² de área de lazer. Entre os atrativos, estarão uma piscina de 420 m², brinquedo aquático, trilha ecológica, quadras de areia e beach tênis, além de um bosque com tirolesa e arvorismo. O empreendimento ainda será afiliado à RCI, o que vai permitir que os proprietários troquem seus períodos de hospedagem por experiências em mais de 4.200 resorts em 110 países.
Fonte: Assessoria