Após 12 anos, internet terá novos domínios para aumentar segurança das comunidades
Programa da ICANN oferecerá assistência às organizações que queiram operar um novo registro
20 de novembro de 2024
A Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN), organização sem fins lucrativos que coordena o Sistema de Nomes de Domínio (DNS), anunciou hoje a abertura do Programa de Apoio ao Solicitante (ASP, Applicant Support Program) para o Programa de Novos Domínios Genéricos de Topo (gTLDs): a Próxima rodada.
Programa de Novos gTLDs: a Próxima Rodada é uma iniciativa que possibilitará a introdução de novos gTLDs (incluindo aqueles com mais de três caracteres e em escritas não latinas) no espaço de nomes de domínio da Internet. Será a primeira oportunidade desde 2012 de segurar um gTLD, e o programa ASP faz com que organizações com menos recursos se beneficiem dessa transformação na sua presença on-line.
Os domínios de topo (Top Level Domains) fazem parte dos endereços de Internet que vêm depois do ponto. Por exemplo, no nome de domínio icann.org, os caracteres “org” identificam o TLD e ajudam a classificar a finalidade do nome de domínio. A Internet começou com apenas alguns TLDs, como.com, .net, .org entre outros. À medida que foi evoluindo, o número de TLDs genéricos no DNS aumentou para refletir a multidimensionalidade de seus bilhões de usuários e para ajudar a classificar e comunicar a finalidade de um nome de domínio.
A ICANN entende que o processo de solicitação para operar um gTLD pode ser oneroso e estar fora do alcance de muitas organizações. O objetivo do ASP é tornar os processos e as taxas envolvidos na solicitação de um novo gTLD mais acessíveis para entidades que queiram operar um gTLD, mas que não podem devido a restrições financeiras e outros recursos. Os solicitantes que receberão apoio poderão ter acesso a provedores de serviços pro bono, treinamento e outros recursos, além de uma redução de 75 a 85% nas taxas de avaliação de gTLDs.
“O Programa de Novos gTLDs: a Próxima Rodada dará às empresas, comunidades e outros a oportunidade de solicitar novos domínios de topo adaptados à sua comunidade, cultura, idioma, negócios e clientes. O programa reforça o compromisso da ICANN de incentivar a inovação, a concorrência e a escolha do consumidor no setor de domínios”, disse Daniel Fink, Diretor de Relacionamento com Partes Interessadas – Brasil na Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN, sigla em inglês). “O programa ASP apoia esse compromisso, abrindo a possibilidade de que mais empreendedores, pequenas empresas, governos e comunidades de todo o mundo se candidatem para operar um domínio genérico de topo de sua própria escolha”.
Para se qualificar para o programa, os candidatos devem atender aos critérios de necessidade financeira e de viabilidade financeira e se enquadrar em pelo menos uma das seguintes categorias de entidades:
Organizações sem fins lucrativos, instituições beneficentes ou equivalentes
Organizações intergovernamentais (OIGs)
Organizações de povos originários/tribos
Micro ou pequenas empresas beneficentes públicas ou de impacto social
Micro ou pequenas empresas de economias menos desenvolvidas
Para ter mais informações sobre critérios de avaliação e elegibilidade, veja a Seção 4: Categorias de elegibilidade e avaliação dos solicitantes, do Manual do ASP (Programa de Apoio ao Solicitante).
Os aspirantes ao ASP serão avaliados de forma contínua. Os primeiros requerentes que façam uma solicitação e sejam considerados aptos para receber apoio serão os primeiros em aproveitar os recursos disponíveis. A janela de inscrição permanecerá aberta durante 12 meses. Os solicitantes são encorajados a apresentar a solicitação antecipadamente.
Fonte: Assessoria