Black Friday impulsiona vendas de eletrônicos e alerta sobre descarte correto de aparelhos em desuso
Aumento nas vendas de eletrônicos destaca a necessidade de reciclagem e manejo adequado do “e-lixo” gerado no Brasil
20 de novembro de 2024
A indústria de eletrodomésticos e aparelhos eletroportáteis está otimista com o final de ano. Além da alta histórica entre janeiro e agosto deste ano, quando foram comercializadas 71 milhões de unidades no país, crescimento de 31,5% em relação a 2023, pesquisa da consultoria Terra & Vivo Ads garante que pelo menos 46% da população pretende comprar equipamentos eletrônicos durante a Black Friday 2024 no Brasil.
Muitos desses aparelhos serão utilizados para atualizar ou substituir equipamentos que as pessoas já têm em casa ou nas empresas. Mas então, o que fazer com os produtos “velhos” que ficarão em desuso?
Segundo o relatório “Monitor Global de Resíduos Eletrônicos de 2024” da Organização das Nações Unidas (ONU), o mundo gerou 62 milhões de toneladas métricas de resíduos eletrônicos, também conhecidos como “e-lixo”, e menos de um quarto (22,3%) produzido em 2022 foi documentado como coletado e reciclado. O Brasil é o 5º país que mais produz resíduos eletrônicos em todo o mundo e apenas 3% desse lixo é descartado e tratado de forma correta no país.
Para Domingos Sávio de França, fundador e CEO da REEECicle, empresa referência na gestão e remanufatura de eletrônicos, é preciso descartar de forma correta os equipamentos eletrônicos. “A reciclagem e o recondicionamento de eletrônicos podem transformar o futuro do meio ambiente e promover um mundo mais sustentável e inclusivo. É fundamental dar um novo destino ao e-lixo”, explica.
Boa parte dos dispositivos eletrônicos possuem metais pesados e substâncias tóxicas em sua composição, como mercúrio, chumbo e lítio, e acabam sendo descartados em aterros sanitários, podendo contaminar o solo, a água e o ar. “Convidamos toda população a levar seus resíduos eletrônicos para reciclagem correta e monitorada, contribuindo para a redução dos impactos ambientais”, ressalta Sávio de França.
Há mais de 10 anos, a REEECicle atua na gestão de eletros em geral. A empresa realiza todo processo: coleta, transporte e manufatura reversa de eletroeletrônicos, com atuação em cinco estados do Nordeste. A empresa também é certificada com o Selo ISO 14001, norma internacional que estabelece padrões para a gestão ambiental.
Ao aproveitar as promoções da Black Friday, a conscientização sobre o destino correto dos equipamentos em desuso deve caminhar lado a lado com o consumo, contribuindo para um ciclo mais sustentável na cadeia de eletrônicos.
Fonte: Assessoria