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gift card
Foto: Divulgação/Imagem Ilustrativa

Gift cards são ferramentas que potencializam vendas das marcas na Black Friday 

Além da expansão das jornadas de compras e aumento de receitas, os cartões-presente ajudam na fidelização dos consumidores e podem ser um diferencial durante as festas de fim de ano 

12 de novembro de 2024

A Black Friday marca o início da temporada de compras de fim de ano e é conhecida pelas grandes promoções oferecidas pelas lojas. Trata-se de uma das datas mais importantes do ano para as marcas, em que estratégias bem estabelecidas podem atrair e reter consumidores.

 

Os cartões-presente, ou gift cards, estão entre as ferramentas que podem ajudar as companhias a terem sucesso na Black Friday. Atualmente, eles já se provaram eficazes para expandir a jornada de compra do consumidor e contribuir com o aumento de receita da empresa que decide instalar um programa de cartões-presente em seu negócio. Mas estes não são os únicos benefícios trazidos pelo produto.

 

Segundo pesquisa realizada no início do ano pela Blackhawk Network Brasil, empresa líder na distribuição de cartões-presente, a solução ajuda a fidelizar o cliente durante toda a sua jornada, já que é uma ferramenta para diversos tipos de situações. De acordo com os dados, 48% dos entrevistados acreditam que o produto é uma boa opção como incentivo para fazer uma compra específica e 43% delas acreditam ser uma boa recompensa para membros de programas de fidelidade.

 

“O gift card trabalha como uma vantagem, que pode ser decisiva na hora da compra e na fidelização do cliente. Quando posicionado estrategicamente, se torna útil como uma recompensa por se experimentar um novo produto ou serviço e como um pedido de desculpas por algum problema, por exemplo.”, explica Gabriel Mello, diretor comercial da Blackhawk Network Brasil. “Também funciona como uma alternativa para substituir produtos fora do estoque, oferecer reembolsos por mercadorias devolvidas e pagamento para compensar um produto quebrado dentro da garantia.”, completa o executivo.

 

Estas funções dos cartões-presente desempenham um papel significativo na construção do relacionamento com o consumidor e podem melhorar sua satisfação com as compras de fim de ano, impulsionando cada vez mais os negócios e promovendo fidelização.

 

Além disso, as pessoas que são presenteadas com cartões-presente costumam gastar mais do que o valor recebido, já que o crédito é visto como um desconto ou uma ajuda para uma compra maior, o que alavanca as vendas.

 

O comportamento do consumidor em relação aos gift cards e a Black Friday

 

Neste ano, os consumidores terão cinco dias a menos em novembro para compras depois da Black Friday, que aconteceu dia 24 de novembro em 2023 e agora cai no dia 29. O dado é importante quando pensamos em marcas que mantêm seus descontos ao longo de todo o mês de novembro e que, portanto, oferecem aos consumidores mais tempo depois da data para realizar suas compras. Neste contexto, os varejistas deverão se adaptar às mudanças de comportamento dos consumidores e entender como eles se sentem em relação às compras em 2024.

 

Para conhecer as tendências que nortearão as compras deste fim de ano e ajudar marcas a fazerem melhores conexões com seus clientes, a Blackhawk Network realizou uma nova edição de seu estudo anual para a época. O levantamento foi feito com mais de 1.000 brasileiros e aponta, entre outras coisas que 83% das pessoas gostariam de comprar gift cards neste fim de ano.

 

“O motivo por trás dessa tendência inclui a liberdade que o gift card oferece aos presenteados de escolherem o que quiserem, a praticidade do envio do produto e a segurança da forma de meio de pagamento, quando comparado com o próprio dinheiro”, finaliza Gabriel

Fonte: Assessoria