Dia do Professor: relação entre aluno e mestre no Colégio GGE inspira pela inclusão e educação
Colégio celebra relação entre professor e aluno com Down
15 de outubro de 2024
Uma história especial destaca a importância do papel do educador na vida dos alunos, neste dia 15 de setembro, quando é celebrado o Dia do Professor. Arthur Fernandes, de 16 anos, estudante do 8º ano do Colégio GGE, em João Pessoa, pratica judô desde o início de 2023. Ele tem síndrome de Down, e sua evolução no esporte tem sido guiada pelo professor João Neto, que ministra aulas duas vezes por semana na escola.
A relação entre Arthur e o professor vai muito além das técnicas do judô. Para João Neto, estimular a prática esportiva entre crianças e adolescentes com necessidades especiais é um compromisso com o desenvolvimento completo do aluno.
“Estimular as crianças especiais no esporte, em especial o judô, é favorecer a socialização, o desenvolvimento psicomotor e o controle emocional”, afirma o professor.
Arthur, que treina todas as segundas e quartas-feiras, tem mostrado um crescimento significativo em várias áreas, segundo sua mãe, Kallyne Fernandes, que também é professora no Colégio GGE.
“Arthur vem desenvolvendo de forma bastante significativa durante as aulas de judô. O professor João é competente, disciplinado, organizado e bastante atento. Realiza um trabalho lúdico envolvendo disciplina, equilíbrio e autonomia. Sou grata e satisfeita pelo excelente profissional que acompanha o Arthur”, destaca.
Essa relação de confiança entre professor e aluno não apenas fortalece o vínculo de ambos, mas também tem um impacto direto na autoconfiança e no desempenho do estudante. João Neto comenta que cada progresso de Arthur é uma conquista pessoal e profissional para ele.
“Os treinos semanais vêm fortalecendo o nosso vínculo através da confiança e evolução das técnicas. Cada passo dele é uma realização profissional e combustível para que eu possa perpetuar minha missão na educação”, completa o professor.
A história de Arthur e João Neto reflete a essência da educação inclusiva e humanizada, onde o professor assume o papel não apenas de transmissor de conhecimento, mas de um agente transformador na vida dos alunos. Nesse processo, a paciência, o respeito às individualidades e a celebração de cada pequena conquista se tornam fundamentais. O exemplo dessa relação mostra como a dedicação e a empatia de um professor podem fazer toda a diferença no desenvolvimento de seus alunos, especialmente daqueles que precisam de um cuidado especial.
Neste Dia do Professor, o reconhecimento vai além das salas de aula e atinge aqueles que fazem da educação um instrumento de inclusão, preparando os estudantes para enfrentar os desafios da vida com confiança, disciplina e coragem.
Fonte: Assessoria