logo paraiba total
logo paraiba total
black friday
Foto: Freepik

Consumidor pesquisa um mês antes de comprar na Black Friday, aponta pesquisa

Segundo pesquisa da Globo, os calçados estão entre os produtos mais procurados

11 de outubro de 2024

A Black Friday está marcada para o dia 29 de novembro, mas a movimentação dos consumidores por conta da data deve acontecer bem antes. Segundo a pesquisa “Panorama do Consumo Black Friday 2024”, produzida pela Globo, quase metade dos compradores começa a pesquisar preços e produtos, pelo menos, com um mês de antecedência.

Os calçados estão entre os itens mais buscados, atrás apenas de smartphones, roupas e eletrodomésticos. Para realizar as pesquisas, 92% dos consumidores usam canais on-line, como sites e aplicativos, e 87% procuram informações sobre a reputação da loja, de acordo com relatório da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Ferramentas, como o Google Trends, costumam identificar o aumento no volume de buscas por termos como “tênis na Black Friday”, “sapatos femininos promoção”, “desconto sandalia”, “preço calçado masculino” nos buscadores nos dias que antecedem o evento. Isso acontece porque é comum as lojas anteciparem as ofertas para a semana da Black Friday ou realizarem as promoções ao longo do mês de novembro.

Entre os motivos que fazem do evento uma das principais datas do calendário comercial do país estão os descontos acima de 50%, conforme apontado por 49% dos respondentes da pesquisa realizada pela Globo. O frete grátis é citado por 38%, enquanto a flexibilidade e a facilidade dos pagamentos foram apontadas por 19%.

Ainda de acordo com o estudo, o cartão de crédito é a principal forma de pagamento utilizada, sendo a preferência de 48% dos consumidores, seguido do Pix (41%), cartão de débito (21%) e dinheiro (15%).

Planejar ajuda a aproveitar melhor os descontos

A Black Friday é uma oportunidade para adquirir produtos de forma econômica, mas para aproveitar ao máximo a data é necessário fazer um planejamento. De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, planejar impede problemas com endividamento, compras por impulso e falsas promoções.

Organizar uma lista com os produtos desejados é uma das estratégias para evitar agir por impulso. Se o objeto de desejo é uma sandália feminina, por exemplo, a orientação é avaliar a necessidade da compra. Reinaldo explica que o ideal é não comprar se, para isso, for preciso se endividar. Ele alerta que o parcelamento também é uma forma de dívida.

Caso o valor do produtor seja alto e o parcelamento inevitável, a recomendação é ter certeza de que cabe no orçamento e analisar se, posteriormente, não trará custos extras para a pessoa e para a família.

A pesquisa da CNDL revela que 25% dos consumidores admitem gastar mais do que podem na data. O presidente da Confederação, José César da Costa, explica que, com as promoções, o consumidor não pode cair na tentação e, por isso, a prioridade deve ser manter o orçamento em dia.

Se antecipar à Black Friday facilita reconhecer os melhores descontos

Após estabelecer os itens que serão comprados, é aconselhável realizar antecipadamente uma pesquisa dos preços para reconhecer se os descontos são realmente interessantes. Em entrevista à imprensa, a advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Carolina Visentini, que não é raro que lojas aumentem o preço de produtos para depois aplicar um desconto durante a Black Friday.

Entretanto, de acordo com o artigo 67 do Código de Defesa do Consumidor, a prática é considerada crime. Caso sejam encontrados descontos falsos durante o período, é preciso denunciar aos canais de defesa do consumidor, como o Procon.

Para garantir o melhor negócio, também é recomendado comparar os valores do mesmo produto em sites e lojas diferentes, assim como oportunidades de cupons ou cashback. Muitos lojistas começam a oferecer descontos antes do dia oficial da Black Friday e é preciso ficar de olho para obter os itens desejados antes que se esgotem.

A Serasa indica que, caso o consumidor já saiba em quais lojas pretende fazer suas compras, outra estratégia interessante é visitar o site da marca e se inscrever para receber ofertas por e-mail ou SMS. Assim, quando a data comemorativa chegar, ele garante que será informado sobre os descontos em primeira mão. Quando as promoções acabarem, é possível cancelar as assinaturas para não continuar recebendo as comunicações.

Fonte: CNDL