logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Divulgação

Wanderlust Aí Vamos Nós e o desastre dos incêndios que vai além do turismo

Vanessa de Melo aborda o impacto dos incêndios no Brasil e Portugal, refletindo sobre como desastres afetam o turismo e oferecendo dicas de prevenção

18 de setembro de 2024

Olá viajante! Como está o planejamento para a próxima viagem? Desejo que esteja sonhando e ou planejando sempre o destino que vai visitar, seja em breve ou mais para o futuro, nossa vida fica mais feliz com um objetivo em mente!

A coluna Wanderlust Aí Vamos Nós de hoje não é para escrever sobre algo feliz e vai além de uma reflexão rasa sobre de quem é a culpa, mas tanto o Brasil como Portugal estão a arder e isso é muito triste. Florestas, vidas humanas e de animais estão sendo dizimados a cada dia. Segundo informações da imprensa brasileira, o tamanho da destruição no Brasil equivale ao território da Paraíba.

O país luso está com 120 pontos de incêndio concentrados na região centro e norte. Já morreram 7 pessoas, sendo três bombeiros que foram cercados pelo fogo.

O caso brasileiro é muito mais grave e já dura quase um mês, sem nenhuma previsão de solução. O fato é que além das situações já citadas, o turismo também é diretamente afetado. Ainda não é possível ter as informações sobre prejuízos, mas já sabemos que será enorme principalmente de vidas nas florestas.

Vamos pedir punição para envolvidos, aqui em Portugal algumas pessoas foram presas acusadas de atear fogo de forma criminosa, mas o problema vai mais além disso, existe a possibilidade de envolvimento de exploradores de lítio interessados nos terrenos que estão a arder. Acredito que dessa vez a população vai descobrir muitas coisas sobre os incêndios e não gostaram das informações.

No Brasil, não sabemos como serão as investigações e punições, porque até hoje isso sempre fica sem resolução, infelizmente. E o pior, todos os anos esses incêndios acontecem e por mais que a previsão meteorológica avisa dos riscos, não é feito muita coisa a respeito, tanto no Brasil como em Portugal.

O vento forte e a falta de meios de combate tem prejudicado o trabalho dos bombeiros e populares que tentam salvar imóveis, fábricas e etc. Inclusive um brasileiro morreu ao tentar salvar aparelhos da fábrica onde trabalhava. Aviões de países próximos estão ajudando na contenção dos incêndios, mas são insuficientes já que são mais de 120 pontos de fogo intenso.

É uma situação muito triste e que todos os anos se repetem principalmente no verão que é muito seco e quente. Nos últimos dias dezenas de estradas foram fechadas e ônibus e trens foram impedidos de cruzar o país devido ao fogo. A qualidade do ar está terrível e quem está turistando não consegue fazer atividades ao ar livre, por exemplo.

Por isso é preciso planejar as viagens e os destinos para tentar evitar passar por algo parecido. Mesmo sendo difícil prever essas situações, não custa se prevenir. Veja reportagens do destino que deseja visitar, naquela época do ano que pretende estar lá e verifique se em anos anteriores teve muita chuva, calor, incêndios, terremotos etc. Essa pesquisa também ajuda a saber taxas de violência, locais perigosos (em vários sentidos) se precisa de vacinas, levar remédios específicos, média de temperatura (clima/umidade), casos de doenças, manifestações, eleições. Pesquisar o passado pode auxiliar a prever algo no futuro.

Para brasileiros e população portuguesa: se cuidem diante desse desastre, quem puder ajude aos bombeiros e voluntários, pessoas com problemas de locomoção e os animais, não esqueçam dos seus.

Desculpa viajante se o assunto é delicado, mas estamos muito tristes e em oração, ajudando como podemos e é preciso refletir sobre o assunto para que ele não seja tão recorrente, como tem sido infelizmente.

A coluna Wanderlust Aí Vamos Nós de hoje fica por aqui e semana que vem tem mais! Até lá!

Sobre Vanessa de Melo

Nascida em João Pessoa, na Paraíba, e hoje mora em Portugal. É jornalista, relações públicas, fotógrafa, social media e adora viajar. Já viajou para 7 países e quer fotografar e percorrer o mundo com você. Tem um perfil no Instagram @vanessa_viajante onde traz aventuras, fotos e dicas de viagem, além de estar aqui no portal Paraíba Total toda semana com uma coluna sobre turismo ao redor do mundo.

Fonte: Vanessa de Melo