Santander e Vestas anunciam programa para impulsionar a cadeia de energia eólica no NE
Parceria vai oferecer condições mais competitivas de liquidez aos fornecedores do setor eólico conforme mais alta a performance em ESG
13 de agosto de 2024
A Vestas, líder global em soluções de energia renovável, com mais de 20 anos de operação no País e uma forte aposta no desenvolvimento da cadeia local de fornecedores, e o Santander Brasil, maior banco internacional com presença no território nacional, anunciaram o lançamento do primeiro programa de Sustainability-Linked Confirming para o setor de energia no Brasil.
Disponibilizado às empresas que integram a cadeia local de suprimentos da Vestas, o programa possibilita a antecipação de recebíveis junto ao Santander em condições bastante competitivas, sempre vinculadas ao resultado de avaliações que serão conduzidas pela EcoVadis, um dos principais provedores globais de classificações ESG.
A metodologia de classificação EcoVadis tem como objetivo avaliar a qualidade do sistema de gestão de sustentabilidade de uma empresa por meio de 3 pilares de gestão: Políticas, Ações e Resultados. A EcoVadis emprega diretrizes de pontuação rigorosas e bem desenvolvidas, aplicadas a cada avaliação dos analistas especializados, usando 21 critérios de sustentabilidade com base nos padrões internacionais de desenvolvimento sustentável. Além da pontuação, pontos fortes e áreas de melhoria são destacados para cada tema na ficha de resultados EcoVadis. Um comitê externo, incluindo especialistas internacionais em sustentabilidade e em compras sustentáveis, revisa regularmente o processo de avaliação e a metodologia de pontuação.
No programa anunciado nesta segunda-feira pela Vestas e pelo Santander, quanto melhor for a performance ESG do fornecedor de acordo com os critérios de análise aplicados pela EcoVadis, mais atrativas serão as condições financeiras oferecidas, em um cenário que visa facilitar o acesso ao crédito ao mesmo tempo em que estimula a adoção de práticas mais sustentáveis por parte das empresas que compõem o Supply Chain da Vestas.
Os fornecedores podem consultar, simular e antecipar online as faturas de vendas ou de prestação de serviços, de acordo com suas necessidades – e a liquidez é imediata. Com isso, é possível potencializar resultados e registrar impactos positivos diretos no fortalecimento da relação comercial, na geração de empregos e na saúde financeira da cadeia de suprimentos brasileira e no ecossistema completo do setor de energia eólica no País.
“Esta solução inovadora, desenvolvida em conjunto com o Santander – estabelecendo condições mais competitivas de antecipação de recebíveis aos nossos fornecedores conforme as mais altas performances em ESG –, alinha-se perfeitamente à estratégia de sustentabilidade da Vestas, à medida que genuinamente incentiva nossos parceiros a aperfeiçoarem suas práticas sustentáveis de modo constante, em um movimento conectado com ganhos financeiros, contribuindo assim para o fortalecimento de uma economia verde e de mais robustez no setor”, diz Rodrigo Ugarte Ferreira, Chief Procurement Officer da Vestas para a América Latina.
Premiada e reconhecida pelo Índice Corporate Knights como a empresa mais sustentável do mundo no setor de energia por três anos consecutivos, e Top 3 em 2024 no ranking que reúne todos os setores da economia, a Vestas incorpora sustentabilidade em tudo o que faz. “Isso significa reduzir ou eliminar impactos ambientais e sociais negativos, bem como maximizar o valor que os nossos negócios e produtos proporcionam aos nossos clientes, funcionários, acionistas, fornecedores, comunidades locais e ao planeta em geral. Significa também defender a sustentabilidade nas diferentes estruturas de governança visando elevar os padrões da nossa indústria como um todo”, complementa Luciana Leite, Estrategista de Marketing, Comunicação e ESG da Vestas para a América Latina.
A Vestas está comprometida com 4 metas ambiciosas nas principais áreas de sustentabilidade, em suas operações diretas e também junto a seu Supply Chain, com foco direcionado a elevar a referência do setor eólico em relação ao desempenho de sustentabilidade:
– Assegurar neutralidade de carbono até 2030, sem compensações
. Produzir turbinas eólicas com desperdício zero até 2040
. Tornar-se a empresa mais segura, inclusiva e socialmente responsável do setor de energia
. Liderar a transição para um mundo movido por energia sustentável
“Estamos muito satisfeitos de poder lançar esse programa no Brasil para o setor de energia em parceria com a Vestas, contribuindo de forma efetiva para a jornada de transição energética de que todos necessitamos. Essa iniciativa reforça o compromisso do Santander em apoiar seus clientes e suas cadeias de valor na transição de seus negócios para uma economia de baixo carbono”, explica Esther Unzueta, Head de Finanças Sustentáveis do Santander Brasil. Eduardo Zanella, Head de Supply Chain Finance da instituição financeira, agrega: “Nossa parceria de antecipação de recebíveis à cadeia de fornecedores da Vestas já é bem-sucedida há anos, e entendemos que faz muito sentido ampliá-la com um componente ESG. A operação mostra que o engajamento de grandes companhias no desenvolvimento das respectivas cadeias de suprimentos, fomentando aspectos ambientais, sociais e de governança, será determinante para potencializar a transformação de empresas de todos os portes e segmentos”.
Fonte: Assessoria