
Demandas pets crescem e puxam investimentos em tecnologia de vendas e logística no atacado
Segundo pesquisa da Quaest, 72% dos brasileiros têm um pet em casa
30 de julho de 2024
O segmento pet segue em crescimento e consolidação no mercado brasileiro. Segundo pesquisa da Quaest, 72% dos brasileiros têm um pet em casa. Além de cuidados básicos como veterinário ou adestradores, manter esses bichinhos de estimação abarca toda a cadeia de produtos, incluindo ração, artigos de higiene, brinquedos, etc.
Ainda segundo o estudo, os tutores gastam, em média, R$ 300 por mês com seus animais, o que impacta diretamente na cadeia de abastecimento. Embora este setor tenha crescido 5,7% no acumulado de 2024, segundo a ABAD, é preciso adotar estratégias eficazes de vendas, entregas e personalização para que o varejo consiga comprar de maneira estratégica para atender seus clientes finais – os tutores (e pets), com agilidade e no momento certo.
Nesse contexto, Selva Tassara, CMO (Chief Marketing Officer) da MáximaTech, líder em tecnologia de força de vendas no mercado atacadista distribuidor segundo o Ranking ABAD/NielsenIQ (35% de market share), aponta abaixo três ações para atacadistas e distribuidores expandirem seus negócios no setor pet, focando no atendimento eficaz ao varejo.
Força de vendas
Fornecer um sistema específico para a gestão comercial do atacado distribuidor é uma das atividades-chave para alcançar visibilidade de mercado e crescimento dos negócios. Com um sistema de fácil usabilidade e especializado nesse modelo de operação, é possível elevar a performance dos vendedores nas visitas aos pontos de venda atendidos.
Inteligência Artificial (IA)
Essa tecnologia pode trabalhar combinando os itens do pedido com os dados exclusivos da base da distribuidora, como o histórico de compras de outros clientes atendidos pelo vendedor e, desta maneira, trazer sugestões personalizadas para o pedido. Tal procedimento enriquece e complementa os artigos inseridos pelos representantes, permitindo o giro de um mix completo de produtos.
Logística
A implementação de sistemas de roteirização de cargas e acompanhamento do transportes corrobora para entregas mais eficientes, reduzindo o tempo de viagem e os gastos com combustível, além de prover o monitoramento em tempo real das entregas, o que garante a visibilidade do status das entregas, redução no índice de devoluções e possibilita ajustes proativos.