logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Divulgação

TOP Linkedin chega a JP para falar sobre pesquisa que tira o sono dos RHs das empresas

Coordenador do estudo e especialista em transformar gestores em líderes inspiradores, Adriano Lima estará na capital para debater principais tendências, futuro do trabalho, empregabilidade, carreira e gestão de pessoas em tempos de IA

8 de julho de 2024

O desenvolvimento de líderes é o principal fator de preocupação dos executivos que atuam com RH. A conclusão é do estudo realizado pela AL+ People & Performance Solutions, que ouviu mais de 117 executivos de grandes empresas e startups em atuação no Brasil. “A maioria das lideranças não está preparada para lidar com os desafios atuais e o futuro das empresas. O desenvolvimento de líderes tem tirado o sono de 76,9% dos executivos responsáveis pela gestão de pessoas”, afirma Adriano Lima, CEO da AL+ People & Performance Solutions, que conduziu o estudo.

Nos dias 8 a 10 de julho, Adriano Lima estará em João Pessoa (PB) para uma agenda com empresas da região, onde debaterá os principais temas de RH com empresários e executivos. Adriano Lima já atuou como principal executivo de RH de companhias como Minerva Foods, Itaú, Unilever, Mastercard, Dasa e Neon. Atualmente, à frente da AL+ People & Performance Solutions, ele se dedica a transformar gestores em líderes inspiradores. Especialista em futuro do trabalho e gestão de pessoas em tempos de inteligência artificial, além de liderança de executivos com gap em gestão de pessoas, Adriano Lima é autor do livro “Você em Ação”, da editora Qualitymark. Também é executivo de RH mais seguido no LinkedIn Brasil e TOP Voice da plataforma.

O estudo conduzido pelo especialista identificou que saúde mental é motivo de preocupação para 46,2% dos executivos. Adriano Lima lembra que doenças como ansiedade e depressão impactam diretamente a produtividade dos colaboradores. Segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) em conjunto com o Banco Mundial, esses transtornos custam R$ 1 trilhão por ano à economia global.

A pesquisa da AL+ People & Performance Solutions também identificou que cultura organizacional é preocupação de 34,6% dos executivos. “A cultura nasce no CEO, é exemplificada pelos líderes, praticada por colaboradores, reconhecida pelos clientes e temida pelos concorrentes”, afirma Adriano Lima. Outros sete temas estão entre as preocupações dos entrevistados: retenção dos talentos-chave (26,9%), impacto da inteligência artificial (26,9%), o desafio do remoto e presencial (19,2%), sistemas de performance e reconhecimento (19,2%), atração de talentos e marca empregadora (15,4%), diversidade e inclusão (15,4%) e eficiência operacional (11,5%).

Para lidar com esses desafios o RH precisa ser estratégico, ou seja, ter tempo para se dedicar a funções que façam a empresa crescer em vez de lidar apenas com atividades burocráticas do dia a dia. “É necessário gerenciar egos, analisar dados, entender de comportamento humano, desenvolver pessoas, liderar mudanças e entender que falar de amor no mundo corporativo não é brega, é estimular a melhor versão de cada um com propósito de melhorar a vida do outro”, explica Adriano Lima.

Adriano Lima é um palestrante e coach executivo premiado, com vasta experiência em gestão de pessoas e passagem por empresas como Minerva, Neon, Dasa, Itaú Unibanco, MasterCard, Unilever e Amil. Autor do livro “Você em Ação” e colunista da Revista Exame, Adriano Lima tem atuado como executivo c-level há 25 anos em posições de gestão, pessoas, customer service e estratégia, sendo o executivo de RH mais seguido no LinkedIn Brasil e eleito TOP of Mind por dois anos consecutivos (2022/2023).

Fonte: Assessoria