Estudantes paraibanos são finalistas de concurso de inovação com soluções para agropecuária no NE
Aplicativos disputam a categoria de Green Tech & Agtech na 12ª edição do Campus Mobile
4 de abril de 2024
Jovens paraibanos são destaque entre os finalistas da 12ª segunda edição do Campus Mobile. Os estudantes desenvolveram aplicações para potencializar a economia agropecuária e auxiliar as atividades diárias dos produtores locais. O concurso de inovação, que conta com patrocínio do Instituto Claro e apoio do beOn Claro, hub de inovação da operadora, é uma realização da Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico, com apoio da Escola Politécnica da USP.
Graduandos em Computação na Universidade Federal de Campina Grande, Andrielly de Lima Lucena, Davi Gomes Passo Sousa e Helen Bento Cavalcanti participam com o Sustenterra, uma plataforma de marketplace voltada para compra e venda de tintas e produtos derivados do solo. O projeto traz duas vertentes de uso: a educacional, que trata da capacitação para que produtores rurais aprendam a trabalhar com o solo para além do cultivo, por meio da produção das tintas; e a vertente de marketplace, na qual os artistas poderão aprender a trabalhar com as tintas à base da terra e vender suas obras dentro da própria plataforma.
|
A solução, que visa mostrar as possibilidades a partir do solo, segue em desenvolvimento pelos jovens na última fase da Campus Mobile. Determinados para transformar essa ideia em realidade, os três participantes se esforçaram para aprimorar o aplicativo e o negócio, e com a avaliação dos especialistas e mentores durante a jornada no concurso, se sentiram mais motivados para seguir em frente. “O Campus Mobile veio como uma forma de desenvolver projetos para impactar pessoas e diminuir a dor de alguém com uma ideia transformadora”, declararam os jovens sobre a iniciativa.
Também na categoria de Green Tech & Agtech, está o estudante D’Artagnan Silva de Santana, que criou o EcoHarvest – Sistema automatizado para quem trabalha com a hidroponia, forma de cultivo que permite que as plantas cresçam apenas em uma solução de água e nutrientes. O protótipo apresentado pelo estudante surge para que os produtores possam realizar o cultivo de hortaliças trabalhando com menor uso de água e maior autonomia no dia a dia para realizar outras atividades.
|
Segundo o estudante, a automatização do processo traz liberdade para o agricultor, graças à leitura automática do PH da água e a correção dos nutrientes. “Com o projeto apresentado no Campus Mobile, desejo contribuir com a sociedade ao aprimorar um modelo de cultivo que possa usar água de maneira mais racional, automatizando todo o processo. E, no Campus Mobile, tive a oportunidade de expor minha ideia, desenvolver o protótipo e um plano de negócio, bem como mostrar meu projeto para uma grande empresa.”, declarou D’Artagnan, estudante de engenharia na Faculdade Nova Esperança.
Os projetos vencedores em cada uma das seis categorias, Diversidade, Educação, Entretenimento, Saúde, Smart Cities e Green Tech & Ag Tech, serão anunciados em maio. Os participantes responsáveis pelos aplicativos premiados serão contemplados com um valor em dinheiro para desenvolverem suas soluções e uma viagem de imersão para o Vale do Silício, São Francisco (CA), nos Estados Unidos, onde terão a oportunidade de viver experiências em grandes universidades e empresas de Inovação da Califórnia.