logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Divulgação

Paraíba é destaque em seleção nacional com projeto que usa arte no tratamento de saúde mental

Proposta de ação com música e intervenção artística para indivíduos em sofrimento psíquico leva primeiro lugar no edital Sérgio Mamberti

14 de março de 2024

O paraibano João Cassiano da Silva, conhecido como Cassicobra, ganha destaque por seu trabalho no campo da cultura voltada para a saúde mental. No edital “Premiação Cultura Viva – Sérgio Mamberti”, o projeto do pessoense Cassicobra conquistou o primeiro lugar do Nordeste entre os cinco selecionados da sua categoria.

O projeto de inserção da arte no contexto da saúde mental oferece uma abordagem multifacetada. O objetivo é auxiliar indivíduos em sofrimento psíquico e com uso crônico de substâncias. Além disso, o artista estimula discussões sobre temas relacionados à saúde mental, redução de danos e políticas públicas. Por meio do trabalho artístico, as pessoas são capacitadas a ressignificar suas dificuldades, questões e angústias. “Muitas vezes, a pessoa consegue expressar seus sentimentos através da música, da pintura ou da performance de maneira mais acessível do que verbalizando seu sofrimento. Os participantes trazem seus próprios conhecimentos, e minha função é facilitar o processo de colocar para fora”, explica Cassicobra.

Além de facilitar a expressão, a arte também desafia estereótipos e promove o protagonismo de indivíduos em sofrimento psíquico e com uso crônico de substâncias, que frequentemente são marginalizados pela sociedade como incapazes. Ao integrar a arte ao tratamento, diversos preconceitos são desmistificados, tanto para os participantes quanto para a comunidade em geral.

Com os valores obtidos pelo edital, o percussionista vai administrar atividades que envolvem arte, luta antimanicomial e redução de danos na Grande João Pessoa. Os serviços de atenção da rede antimanicomial e universidades parceiras serão os principais locais de foco do trabalho de Cassicobra. As ações semanais já iniciam no mês de março.

Cassicobra é percussionista há quase 30 anos. Mas há 14 iniciou também seus esforços em questões de saúde mental e assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade. Ele possui formação em redução de danos, uma importante abordagem do SUS para lidar com problemas relacionados ao abuso de drogas.

Paralelamente à sua atuação musical e social, Cassicobra desenvolve um trabalho no campo das artes visuais. Seu projeto “Arte Vagal” reflete sua paixão por explorar novas formas de expressão e seu compromisso com causas sociais e culturais.

Fonte: Assessoria